Senado aprova penas mais duras contra crimes cibernéticos
6 de maio de 2021 539 Visualizações

Senado aprova penas mais duras contra crimes cibernéticos

Câmara fez alterações no texto base

O Senado aprovou hoje (5) o projeto que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. O projeto cria um agravante, com pena de reclusão de 4 a 8 anos, para o crime de furto realizado com o uso desses aparelhos, estejam ou não conectados à internet, seja com violação de senhas, mecanismos de segurança ou com o uso de programas invasores.

O texto, de origem no Senado, sofreu alterações na Câmara e voltou ao Senado, onde essas alterações foram confirmadas. Agora, segue para sanção presidencial.

Se o crime for praticado contra idoso ou vulnerável, a pena aumenta de um terço ao dobro, considerando-se o resultado. E, se for praticado com o uso de servidor de informática mantido fora do país, o aumento da pena pode ir de um terço a dois terços.

No crime já existente de invadir aparelhos de informática para obter dados, modificá-los ou destrui-los, o projeto aumenta a pena de detenção de 3 meses a 1 ano para reclusão de 1 a 4 anos. A redação do tipo penal é alterada para definir que há crime mesmo se o usuário não for o titular do aparelho, condição comum no home office.

“Estamos de acordo com o senador [autor do projeto] que defende que a atual orientação jurisprudencial acaba por estabelecer o império da impunidade em relação a essas fraudes, com grave prejuízo à administração da justiça e à sociedade em geral, assim acatamos a redação recebida da Câmara também quanto ao ponto”, afirmou o relator do projeto no Senado, Rodrigo Cunha (PSDB-AL), em seu parecer.

 

Fonte: Agência Brasil
Anterior EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 06/05/2021
Next BARRETOS: Auxiliar administrativo registra queixa após ser agredida pela ex-sogra

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Homem é preso por não cumprir medida protetiva

Um homem de 43 anos, identificado como A.B.S., morador nas Contendas, foi apresentado preso na delegacia de Barretos, sendo informado pelos Militares, Isaías e Wanderson, que por volta das 23h20,

Últimas Notícias

BARRETOS: Alimentos da Merenda Escolar são distribuídos para famílias de alunos em situação de risco social

A Prefeitura de Barretos informou que, devido a suspensão das aulas como medida de contenção ao coronavírus, está sendo feita a distribuição dos alimentos que estavam nas escolas e foram

Últimas Notícias

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta quarta-feira

Interessados podem se inscrever na Página do Participante O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta quarta-feira (30), as inscrições para o Exame Nacional do

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta