Governo rebaixa regiões de Franca e Barretos para a fase vermelha no Plano SP
22 de janeiro de 2021 592 Visualizações

Governo rebaixa regiões de Franca e Barretos para a fase vermelha no Plano SP

Regional de Ribeirão Preto foi mantida na fase laranja. Diante de alta de casos da Covid-19, todo o estado terá que seguir cronograma de atividades da fase vermelha aos fins de semana.

As regiões administradas pelas Diretorias Regionais de Saúde (DRSs) de Franca (SP) e de Barretos (SP) foram rebaixadas nesta sexta-feira (22) para a fase vermelha do Plano São Paulo, respectivamente. A regional de Ribeirão Preto (SP) foi mantida na fase laranja.

As novas classificações passam a ser válidas na segunda-feira (25) e duram até o dia 7 de fevereiro, segundo anunciou o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Aos fins de semana e feriados, e das 20h às 6h em dias úteis, todos os municípios paulistas terão que seguir o regramento da fase vermelha, a mais radical do plano, em que só funcionam serviços essenciais.

Piora nos indicadores
Na pior classificação da região, a DRS de Franca chegou a estar na fase amarela do Plano São Paulo até o início do ano e já tinha sido rebaixada para a fase laranja na última semana depois de registrar uma ocupação de 70,2% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19.

As internações, no entanto, continuaram a subir e elevaram esse retrospecto para 85,9% na quinta-feira (21), segundo a Fundação Seade, utilizada como parâmetro pelo governo estadual para o avanço ou recuo no programa de flexibilização das atividades na pandemia.

A Prefeitura de Franca marcou uma coletiva de imprensa para a tarde desta sexta-feira e deve dar mais detalhes sobre o rebaixamento.

A DRS de Barretos se manteve enquadrada na fase amarela até esta semana, enquanto registrava ocupação média de 55,8% dos leitos de UTI, mas essa proporção subiu para 78,3% e contribuiu para a regressão à fase vermelha, que passou a ter margem de corte com 75% dos leitos ocupados.

O número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, de 436,9, acima dos 360, também se enquadra em uma faixa estabelecida para essa etapa do programa.

Antes do retrocesso no programa, no começo do ano, a DRS de Ribeirão Preto chegou a registrar 57,2% de UTIs ocupadas, percentual que poderia ter colocado a região na fase verde, não fosse o desempenho de novos casos, internações e óbitos.

Depois de ser mantida na fase amarela, a regional foi rebaixada para a fase laranja na semana passada, com 70% das UTIs ocupadas. Índice que foi a 73,1% na quinta-feira, segundo a Fundação Seade.

Veja como cada região foi classificada:


Franca

  • Taxa de ocupação de leitos de UTI: 85,9% (vermelha)
  • Leitos para 100 mil habitantes: 14,4 (verde)
  • Novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 410 (laranja)
  • Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 43,4 (amarela)
  • Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 4,6 (amarela)

Ribeirão Preto

  • Taxa de ocupação de leitos de UTI: 73,1% (laranja)
  • Leitos para 100 mil habitantes: 15,4 (verde)
  • Novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 307,3 (amarela)
  • Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 55,5 (amarela)
  • Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 5,7 (amarela)

Barretos

  • Taxa de ocupação de leitos de UTI: 78,3% (laranja)
  • Leitos para 100 mil habitantes: 22,3 (verde)
  • Novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 436,9 (laranja)
  • Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 59,1 (amarela)
  • Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 4,2 (amarela)

Fonte: G1

Anterior COLÔMBIA: Polícia Ambiental aborda motorista sem habilitação e com filés de peixe
Next FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE REALIZA DOAÇÕES A ENTIDADE DE BARRETOS

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Homem que veio de Osasco para traficar drogas em Barretos é preso pela Polícia Militar

O indiciado I.W.L.B., 26 anos, ajudante de pedreiro, foi preso pelos Militares, tenente Luiz Neto, cabo Adriano e soldado Araújo, pelo crime de tráfico de drogas, sendo relatado que os

Últimas Notícias

REGIÃO: Ex-presidiário ameaça matar a mãe dormindo e atear fogo em casa

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Rio Preto investiga uma denúncia contra um artesão, de 31 anos, que além de ofensas verbais, teria arremessado uma lata de cerveja

Últimas Notícias

BARRETOS: Desempregado é preso em flagrante furtando fios de cobre em prédio na área central

A equipe de Policiais Militares, com os cabos Alex e Pereira, com o apoio do sargento Duarte, sargento Cleber e soldado Vicente, prenderam o desempregado J.C.N.N., 44 anos, sem residência

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta