Bebedouro segue Plano SP e retira limites de horário e capacidade em atividades
Flexibilização passa a valer a partir desta sexta-feira (20) e inclui a retirada do toque de recolher. Eventos festivos, no entanto, possuem protocolos específicos de prevenção.
A Prefeitura de Bebedouro (SP) decidiu seguir a maior parte das flexibilizações do Plano SP e retirar, a partir desta sexta-feira (20), a limitação de horário e capacidade para a maioria das atividades econômicas no atual contexto da pandemia da Covid-19.
A exceção fica por conta dos eventos festivos, que possuem regras próprias (veja abaixo).
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial na quinta-feira (19), os estabelecimentos que não possuem mais restrições de horário e capacidade são:
- Comércios e serviços em geral;
- Supermercados, mercados, mercearias, padarias, empórios, açougues, peixarias e similares, inclusive sem restrição de acesso por idade;
- Escritórios e congêneres, de profissionais liberais, autônomos e prestadores de serviços;
- Shopping centers, galerias, comércios em mercados e estabelecimentos congêneres;
- Igrejas e Templos para atividades religiosas presenciais;
- Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias, lanchonetes e similares;
- Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, de pilates, e congêneres;
- Estabelecimentos de atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas e teatros;
- Parques públicos e clubes sociais;
- Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica,
- Estabelecimentos e correspondentes bancários, lotéricas e similares.
Com as flexibilizações, a administração municipal também retirou o toque de recolher na cidade, que visava diminuir a circulação de pessoas.
Por outro lado, seguem valendo as medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19, como o uso de máscaras e álcool gel 70%, além de se evitar aglomerações.
Eventos
Os eventos festivos e comemorativos também estarão liberados nesta fase da flexibilização. Porém, a Prefeitura impôs um limite máximo de 150 pessoas, incluindo para organizadores e prestadores de serviço.
Apresentações musicais ao vivo estão liberadas, desde que não haja pistas de dança e shows com público em pé.
Por fim, também permanece proibida a presença de público em estádios.
Multas por desrespeito
Moradores que forem flagrados desrespeitando as regras poderão ser multados, segundo o decreto.
O descumprimento por parte do morador acarretará no pagamento de R$ 1.095, enquanto a infração por parte de uma empresa custará dez vezes mais, R$ 10.950, além da lacração do estabelecimento.
Em caso de reincidência, os valores das multas dobram e, para as empresas, é determinada a cassação do alvará de funcionamento.
Covid-19 em Bebedouro
Desde o início da pandemia, Bebedouro já contabilizou 12.055 casos confirmados de Covid-19 e 326 mortes provocadas pela doença.
Em relação à vacinação, de acordo com dados do “vacinômetro” do governo estadual, a cidade já imunizou mais de 65,48% da população geral com a primeira dose e mais de 34% com o esquema vacinal completo.
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Homem sofre queimaduras ao acender churrasqueira
Um homem de 27 anos, auxiliar de serviços gerais, identificado como T.P.D.C., morador no bairro América, foi vítima de queimaduras ao tentar acender uma churrasqueira. Segundo o que foi relatado
BARRETOS: Jovem é preso com drogas, dinheiro e outros objetos em sua casa
Os Policiais Militares, sargento Lopes e soldado Juarez, prenderam pelo crime de tráfico de drogas o indiciado R.S.F., 21 anos, sendo informado pelos Militares que eles receberam informações sobre o
BARRETOS: Andarilho é preso depois de furtar mola em oficina
O indicado L.S.O., 29 anos, sem residência fixa, foi preso por Policiais Militares de Barretos, os quais informaram que foram acionados pela vítima G.A.L.S., empresário, 32 anos e pelo soldador
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.