Ambev anuncia aumento de preço das principais cervejas do mercado
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) através de um comunicado enviado aos clientes e distribuidores, que dizia que “a cervejaria, que concentra 60% de participação de mercado no país, afirma que o reajuste vai seguir, em linhas gerais, a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária”.
A Ambev detém as marcas Skol, Brahma, Antarctica e Stella Artois e o aumento previsto é de 5 a 6% nos chopes e cervejas, incluindo embalagens descartáveis. Os repasses de reajuste, segundo o comunicado da empresa, serão repassados a partir do dia 1 de outubro. “Os reajustes podem variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos”, consta na nota oficial.
A Ambev vem tentando crescer fora do mercado de cervejas. Em agosto, a companhia anunciou a criação de uma nova divisão, chamada ‘Future Beverages and Beyond Beer’ (bebidas do futuro e além da cerveja, em tradução livre).
A disparada na venda de bebidas durante a pandemia fez com que os consumidores passassem a diversificar o portfólio alcoólico, testando novas marcas e categorias até então vistas como nicho pela companhia.
Cresceu especialmente o consumo de vinhos e de águas com gás alcoólicas e saborizadas (as “hard seltzers”), fora as cervejas de baixo teor alcoólico e as premium categorias que têm o público jovem e o feminino como alvo. Este é o mercado ao qual tem se dedicado a principal rival da Ambev, a Heineken.
A marca holandesa, por sinal, se tornou a favorita do brasileiro, segundo pesquisa do banco Credit Suisse divulgada em janeiro. Mas é quase 50% mais cara que a Skol, da Ambev, a mais consumida.
Segundo analistas do setor, a Ambev vem perdendo competitividade com as suas marcas mainstream (comuns), como Skol, Brahma e Antarctica, enquanto as cervejas premium, vinhos e outras bebidas de baixo teor alcoólico crescem.
Fonte: DHoje Interior
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