Bebedouro segue Plano SP e retira limites de horário e capacidade em atividades
Flexibilização passa a valer a partir desta sexta-feira (20) e inclui a retirada do toque de recolher. Eventos festivos, no entanto, possuem protocolos específicos de prevenção.
A Prefeitura de Bebedouro (SP) decidiu seguir a maior parte das flexibilizações do Plano SP e retirar, a partir desta sexta-feira (20), a limitação de horário e capacidade para a maioria das atividades econômicas no atual contexto da pandemia da Covid-19.
A exceção fica por conta dos eventos festivos, que possuem regras próprias (veja abaixo).
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial na quinta-feira (19), os estabelecimentos que não possuem mais restrições de horário e capacidade são:
- Comércios e serviços em geral;
- Supermercados, mercados, mercearias, padarias, empórios, açougues, peixarias e similares, inclusive sem restrição de acesso por idade;
- Escritórios e congêneres, de profissionais liberais, autônomos e prestadores de serviços;
- Shopping centers, galerias, comércios em mercados e estabelecimentos congêneres;
- Igrejas e Templos para atividades religiosas presenciais;
- Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias, lanchonetes e similares;
- Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, de pilates, e congêneres;
- Estabelecimentos de atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas e teatros;
- Parques públicos e clubes sociais;
- Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica,
- Estabelecimentos e correspondentes bancários, lotéricas e similares.
Com as flexibilizações, a administração municipal também retirou o toque de recolher na cidade, que visava diminuir a circulação de pessoas.
Por outro lado, seguem valendo as medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19, como o uso de máscaras e álcool gel 70%, além de se evitar aglomerações.
Eventos
Os eventos festivos e comemorativos também estarão liberados nesta fase da flexibilização. Porém, a Prefeitura impôs um limite máximo de 150 pessoas, incluindo para organizadores e prestadores de serviço.
Apresentações musicais ao vivo estão liberadas, desde que não haja pistas de dança e shows com público em pé.
Por fim, também permanece proibida a presença de público em estádios.
Multas por desrespeito
Moradores que forem flagrados desrespeitando as regras poderão ser multados, segundo o decreto.
O descumprimento por parte do morador acarretará no pagamento de R$ 1.095, enquanto a infração por parte de uma empresa custará dez vezes mais, R$ 10.950, além da lacração do estabelecimento.
Em caso de reincidência, os valores das multas dobram e, para as empresas, é determinada a cassação do alvará de funcionamento.
Covid-19 em Bebedouro
Desde o início da pandemia, Bebedouro já contabilizou 12.055 casos confirmados de Covid-19 e 326 mortes provocadas pela doença.
Em relação à vacinação, de acordo com dados do “vacinômetro” do governo estadual, a cidade já imunizou mais de 65,48% da população geral com a primeira dose e mais de 34% com o esquema vacinal completo.
Fonte: G1
Você pode gostar também
Bolsonaro ataca a imprensa e diz que jornal “vai fechar”
Presidente afirmou ainda que ‘a imprensa’ está acabando como acabou a profissão de datilógrafo O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a imprensa nesta quinta-feira, 22, e afirmou que o
Reforma administrativa: Bolsonaro envia ao Congresso proposta que altera as regras do funcionalismo público
Texto propõe, entre outras mudanças, fim da aposentadoria compulsória como modalidade de punição e proibição de promoção por tempo de serviço. PEC precisa ser votada em 2 turnos na Câmara
BARRETOS: Homem registra queixa após não conseguir medicamentos em UBS
No Distrito Policial esteve o J.C.L.J., 27 anos, morador na Rua Voluntário Umburana, bairro Pimenta, noticiando que sua esposa, D.V.L.J., 29 anos, necessita com urgência que seja fornecido a ela
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.