GUAÍRA: TRE marca novas eleições, após cassar candidaturas de prefeito e vice eleitos em 2020
Registros foram cassados após denúncia de campanha antecipada. Ambos estão afastados desde dezembro por suposto envolvimento em esquema de corrupção e foram denunciados pelo Ministério Público. Nova votação é em 3 de outubro.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou nesta terça-feira (17) que as eleições suplementares em Guaíra (SP) foram marcadas para 3 de outubro.
Os eleitores voltam às urnas após um ano porque a Justiça Eleitoral cassou os registros de candidaturas do prefeito José Eduardo Coscrato Lélis (PSDB), o Zé Eduardo, e do vice-prefeito Renato César Moreira (Cidadania).
Eles foram eleitos com 58,95% dos votos, em outubro de 2020. Mas, por conta da Operação Golpe Baixo, em dezembro, ambos foram afastados do cargo e não puderam ser empossados em janeiro deste ano.
O vice-prefeito chegou a ser preso. No início de agosto deste ano, os dois foram denunciados pelo Ministério Público por associação criminosa.
Defesa vai recorrer
As novas eleições, no entanto, não têm ligação com a operação, mas sim com a candidatura cassada por propaganda eleitoral antecipada.
Eles são acusados de criarem um site de notícias para publicar benfeitorias que teriam sido feitas durante o primeiro mandato de Lélis na cidade, entre 2017 e 2020.
No processo, a defesa da coligação discordou que houve uso indevido de meios de comunicação social.
O advogado de Lélis, Alexandre Bissoli, disse que vai entrar com agravo de instrumento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender a decisão.
Regras do novo pleito
De acordo com a resolução do TRE, a partir de sexta-feira (20), os pré-candidatos precisam ser afastados de possíveis programas de rádio ou televisão que participam.
As convenções partidárias podem ocorrer a partir de 26 de agosto até 31 de agosto. Em caso de o candidato escolhido já ocupar um cargo público, ele deve se afastar 24 horas após a definição do partido.
As candidaturas, agora, precisam ser registradas na Justiça Eleitoral até 3 de setembro e, no dia 4, começam as propagandas eleitorais.
Estão aptos a votar os eleitores que estão regulares na Justiça Eleitoral e com domicílio eleitoral em Guaíra até 5 de maio deste ano.
Fonte: G1
Você pode gostar também
REGIÃO: Homem é preso após roubar ótica, lanchonete e banca
Suspeito tentou fugir se escondendo no vertedouro da Represa Municipal Um homem foi preso por assaltar uma ótica, uma lanchonete e uma banca de jornais na tarde desta quinta-feira, 16, na
REGIÃO: Acusado de matar PM é condenado a 26 anos de prisão
Júri de Alef Vieira dos Santos aconteceu nesta quarta-feira (13); Alef foi condenado pelo assassinato do policial militar Roberto Abramovicius, em 2017 Foi condenado a 26 anos e 9 meses
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.