Certificado digital de vacina contra covid-19; Saiba como acessar
2 de agosto de 2021 959 Visualizações

Certificado digital de vacina contra covid-19; Saiba como acessar

Documento comprova a conclusão do esquema vacinal

Para quem já completou a vacinação contra covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, é possível obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

O certificado, contudo, não tem validade internacional, ficando a critério de cada país decidir sobre sua aceitação. O mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte as informações mais atualizadas junto à embaixada do país que pretende visitar.

A Suíça e a França, por exemplo, foram uns dos poucos países que anunciaram, recentemente, a abertura das fronteiras para brasileiros vacinados. Outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições. Os Estados Unidos, por sua vez, já anunciaram que não devem exigir imunização contra covid-19 para entrada, embora mantenham restrições a brasileiros com base em outros critérios sanitários.

A Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu, no início de julho, que todos os países em processo de abertura aceitem viajantes que forem imunizados com uma das seis vacinas aprovadas pela entidade. São elas: Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Pfizer, da Moderna e da Sinopharm.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. O órgão alerta que “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de covid-19.”

 

Fonte: Agência Brasil
Anterior BARRETOS: Boletim Informativo Covid-19. 31/07, 01 e 02/08/2021
Next BARRETOS: Sepultamentos deste Domingo 01 e Segunda-feira(02/08/2021)

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Letícia Lemos anuncia formação do Conselho do Fundo Social de Solidariedade

A presidente do FSS (Fundo Social de Solidariedade), Letícia Lemos, anunciou nesta quinta-feira, 4 de fevereiro/21, a formação do Conselho do órgão. Fazem parte, além dela, Edna Maria Rocha, Débora

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem fica ferido após invadir casa e ser atacado por pitbull

Segundo a GCM, ele foi resgatado com ferimentos no pescoço, membros superiores e inferiores. Depois, foi levado à Santa Casa. Um homem de 42 anos ficou ferido após invadir uma

Últimas Notícias

GUAÍRA: Polícia Militar detém menor com maconha, cocaína e dinheiro

O adolescente P.H.A.O., 17 anos, foi apresentado na delegacia de Barretos pelos Policiais Militares da cidade de Guaíra, Rubio e Antonino, os quais informaram que em patrulhamento de rotina pelas

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta