‘Lockdown’ não será prorrogado em Bebedouro, SP, e setores vão abrir com 20% de capacidade, diz prefeito
Lucas Seren (DEM) apresentou dados que mostram queda de atendimentos na UPA da cidade durante restrições. No entanto, casos dispararam em maio. Novas regras entram em vigor na segunda-feira (31). Aulas retornam em junho.
O prefeito de Bebedouro (SP), Lucas Serem (DEM), afirmou nesta quinta-feira (27) que o ‘lockdown’ para frear a Covid-19 na cidade não será prorrogado e que os setores da economia voltarão a abrir na segunda-feira (31) com 20% da capacidade.
As novas regras para supermercados, restaurantes, bares, academias, igrejas e comércio em geral serão publicadas em um decreto no Diário Oficial Municipal desta sexta-feira (28).
As aulas nas redes municipal, estadual e privada, para os ensinos fundamental, médio e superior, retornam de forma presencial a partir de 6 de junho. Já no ensino infantil as atividades retornam em 14 de junho.
As atividades, de acordo com a Prefeitura, funcionarão até as 21 horas, todos os dias. As medidas foram tomadas após reuniões com setores da economia da cidade e o Ministério Público.
Desde o início da pandemia, a cidade soma 7.101 casos de Covid-19 e 213 mortes. Do total de infectados, 2.246 ocorreram somente em maio, segundo dados da Prefeitura.
Primeiros resultados
Mesmo no cenário de disparada de casos, para determinar a abertura, o prefeito apresentou dados que indicam queda de 17,14% nos atendimentos no gripário da cidade, que fica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na comparação de cinco dias antes do fechamento com cinco dias depois.
Entre 14 e 19 de maio, a unidade recebeu 2.076 pacientes. Desses, 662 casos eram de urgência, 319 muita urgência e 136 de emergência.
Depois, entre 20 e 25 de maio, já com as restrições em vigor, foram 1.720 atendimentos, sendo 478 de urgência, 154 muita urgência e 91 de emergência.
“O número ainda é muito alto, mas já caiu. É claro que, proporcionalmente, se formos até o dia 30, ele vai cair muito mais. Essa é a ideia, por isso estamos fazendo lockdown”, afirmou Seren.
Segundo o chefe do Executivo, diagnósticos de síndrome gripal caíram 25,21% no mesmo período, passando de 825 para 617.
“Significa teremos menos casos positivos na próxima semana. O lockdown não extermina o vírus, mas a medida existe para que as pessoas circulem menos, que o vírus circulem menos e que pessoas se contaminem menos, para que a gente possa desafogar a saúde pública da nossa cidade e também a privada”, disse.
Atendimentos Covid-19 na UPA de Bebedouro
Fonte: G1
Você pode gostar também
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos, vítima de câncer
Tucano enfrentava câncer no sistema digestivo e estava internado desde 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando se licenciou do cargo. Ele deixa um filho de 15
REGIÃO: Estabelecimentos são autuados por contrariar decreto de calamidade
Operação que fiscaliza fechamento de serviços não essenciais foi realizada por representantes do Ministério Público e da Guarda Civil Municipal. Medidas de isolamento valem até 22 de abril. Ao menos
BARRETOS: Músico é preso por furto em supermercado
Um senhor de 66 anos, músico, morador no bairro Nova Barretos, foi preso em flagrante ao praticar furto em um supermercado situado na Via Conselheiro Antônio Prado. De acordo com
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.