Com 65% da população vacinada contra Covid e incentivos fiscais, Serrana, SP, atrai empresários
Imunização da força de trabalho e plano municipal de desenvolvimento fazem parte do novo cenário para a retomada econômica da cidade.
Com foco na reabertura total da economia pós vacinação em massa contra a Covid-19, empresários miram Serrana (SP) como um bom investimento para novos empreendimentos.
De carona no ‘Projeto S’, estudo clínico do Instituto Butantan que analisa a eficácia da CoronaVac em populações inteiras, a prefeitura aprovou um plano de desenvolvimento com benefícios e incentivos fiscais às empresas que decidirem se instalar na cidade.
A força de trabalho imunizada – 65,2% da população apta foi vacinada na cidade — e a burocracia reduzida já atraíram o interesse de empresários de Ribeirão Preto (SP) do ramo têxtil.
Segundo o diretor comercial Paulo Mello, a futura fábrica vai ocupar uma área de cinco mil metros quadrados no distrito industrial de Serrana. A expectativa é concluir a obra na metade de 2022.
“O nosso foco é a produção de panos de limpeza. Hoje, nós somos 70 colaboradores, com produtos em todo o Brasil. A nossa intenção é triplicar a produção e triplicar o número de colaboradores. Acredito que com a vacinação em massa, nós vamos colher os frutos durante o ano inteiro que vem. A saúde é uma coisa muito importante, e podemos ter menos faltas dentro da empresa”, afirma Mello.
Geração de empregos
Atualmente, Serrana serve como dormitório a cerca de 20 mil moradores que trabalham em cidades vizinhas, principalmente em Ribeirão Preto, que é um polo regional. Foi justamente esse fluxo um dos motivos para a cidade ter sido escolhida para aplicação da vacina, devido ao contato com populações ainda não imunizadas por inteiro.
Com mais empresas demonstrando interesse na cidade, a Secretaria Municipal de Administração e Finanças espera que esse comportamento seja reduzido por causa da oferta de empregos.
De janeiro a março deste ano, a cidade acumula saldo positivo de 157 vagas com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“Tendo as empresas em Serrana e aumentando a geração de emprego e renda na própria cidade, nós diminuiremos a necessidade dessa mão de obra buscar serviço em outras cidades, deixando aqui a geração da própria renda, que essas famílias fiquem mais próximas da sua realidade aqui”, diz Guilherme Montanari, assistente da pasta.
Segundo Montanari, 28 empresas já formalizaram o termo de interesse junto ao poder público. Só no Centro Empresarial, que está em desenvolvimento, devem ser alojadas 11 delas. O Distrito Industrial 2, também em fase de implantação, deve receber não só empreendimentos de fora, mas também de empresários locais que querem expandir os negócios.
Segmentos têxtil, indústria de base de metalurgia, indústria de alimentos e de distribuição de produtos estão na lista. A chamada pública para a implantação das empresas deve ocorrer até o fim do primeiro semestre.
“A estimativa do governo é gerar, a médio prazo, 500 vagas de emprego, não contando as indiretas, porque aí nós temos expansões de empresas no próprio município e o incremento de receita considerável.”
A diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Serrana, Imaculada Valdevite, diz que já é possível perceber um aumento de 5% no atendimento de pessoas em busca de vagas e na oferta de trabalho na cidade, reflexo do novo cenário.
“Quanto mais pessoas trabalhando aqui em Serrana, é melhor para a nossa economia, elas ficam mais perto dos familiares. Eu estou no posto há sete anos, não tem preço a pessoa procurar e eu ter um trabalho para oferecer, é gratificante.”
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Ladrões furtam botijões de gás em depósito
O comerciante J.M.D.P., 70 anos, relatou na delegacia que no período da manhã ele chegou ao seu estabelecimento comercial, situado à Rua 28 e constatou que indivíduos desconhecido adentraram ao
REGIÃO: Homem ameaça a mãe com faca para comprar drogas
Um homem de 24 anos ameaçou matar a mãe e o padrasto neste sábado (23) em Rio Preto. Segundo as informações do boletim de ocorrência, a mãe relatou que seu
BARRETOS: Vítima tem mais de cinco mil furtados em seu guarda roupa
Moradora no bairro Cecap 1, a senhora A.C.C.P., 51 anos, foi vítima de furto em sua residência. Segundo o que foi relatado pela vítima, pelo período de quinze anos ela
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.