BARRETOS: Robô leva familiares de pacientes com câncer para dentro de hospital: ‘Acalento pro coração’
19 de abril de 2021 319 Visualizações

BARRETOS: Robô leva familiares de pacientes com câncer para dentro de hospital: ‘Acalento pro coração’

Equipamento, que se movimenta durante videochamadas, aproxima pacientes do Hospital de Amor de seus familiares, que não podem visitá-los devido à pandemia de Covid-19 ou à distância.

Foi pensando na saudade que seus pacientes sentem dos familiares, que não podem visitá-los devido à pandemia de Covid-19, que o Hospital de Amor de Barretos (SP), referência nacional em tratamento contra o câncer, passou a utilizar um robô que promove encontros virtuais.

Sob controle dos familiares, o robô caminha pelos corredores do hospital, até chegar ao quarto dos pacientes. A estrutura, na vertical, tem uma tela e uma câmera na superfície, o que permite a realização de videochamadas – mas de maneira completamente diferente, garante o hospital.

“Quando você olha, parece que a pessoa está ali do lado. É uma tela, só que a tela vira, vai para frente, para trás, como se fosse uma pessoa. É impressionante”, afirma o coordenador de inovação do Hospital de Amor, Luís Romagnolo, que participou da criação do protótipo.

Em tratamento, a técnica de enfermagem Rita de Cássia Vieira foi uma das primeiras pacientes a testar a tecnologia. Ao receber a mãe, ela diz que se sentiu próxima dos familiares, que vivem em Ribeirão Preto (SP), a cerca de 120 quilômetros do hospital.

“Eu me senti muito próxima. Não é igual um abraço, porém traz um acalento para o coração. Se eu, que moro em Ribeirão Preto, já senti um conforto e força para continuar lutando, imagina para pacientes que moram em outros estados e não veem a família há 40 dias?”, diz.

Benefícios
Segundo a médica Sarita Frassetto, especializada em cuidados paliativos, a tecnologia promove mais benefícios para o paciente do que uma videochamada no celular, devido às possibilidades de movimentos do robô.

“A tecnologia está ajudando bastante no impacto emocional de enfrentamento dessas dificuldades do paciente, que já está em sofrimento muitas vezes físico, emocional e social, então tem um impacto positivo bem significativo” afirma.

O robô leva conforto principalmente aos pacientes com quadros de saúde grave, que não podem receber visitas, nem mesmo com uso de máscara, luva e jaleco. Por isso, o Hospital de Amor trabalha para disponibilizar mais unidades e ampliar a capacidade de atendimento.

“As novas modalidades de encontro virtual vieram para acrescentar. A gente tenta sempre fazer com que o quarto do hospital seja um pouquinho da casa do paciente, para que ele se sinta mais acolhido”, afirma a psicóloga Mariana Ducatti de Almeida.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Furto em loja no centro da cidade
Next EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 19/04/2021

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem morre baleado com 7 tiros dentro de casa

Vítima chegou a ser socorrida e levada para o Pronto Socorro de Glicério, mas não resistiu aos ferimentos. Um homem de 29 anos morreu na noite desta quarta-feira (30) após

Últimas Notícias

GUAÍRA: “Buda” é preso por tráfico de drogas

Os Policiais Militares, cabo Marcelo e soldado Baltazar, apresentaram preso na delegacia o indiciado A.S.P., 19 anos, tendo eles informado que após receberem denúncia anônima dando conta de que na

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 25/07/2019

ATENÇÃO: O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTHSHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS: DAS

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta