Novembro Azul: câncer de próstata lidera cirurgias robóticas em hospital da região
Há pouco mais de um ano, o Hospital Beneficência Portuguesa de Rio Preto realizava a primeira cirurgia robótica da região. O procedimento foi uma prostatectomia em um homem de 78 anos, diagnosticado com câncer de próstata. Desde então, já foram realizadas 41 cirurgias utilizando o aparelho, sendo que 39 foram para procedimentos urológicos. O mais comum foi no caso de pacientes com câncer próstata, com 29 cirurgias realizadas.
De acordo com o chefe da Clínica Urológica e membro da comissão de cirurgia robótica do Beneficência de Rio Preto, Rui Nogueira Barbosa, o procedimento é minimamente invasivo.
“Ele segue a mesma linha da cirurgia laparoscópica. A diferença é que, na laparoscopia, as pinças são manipuladas pela mão do cirurgião. Na robótica, pelos braços do robô comandados por um cirurgião a distância, sentado em um console com os dedos polegar, indicador e médio introduzidos em um dispositivo que aciona e dirige os movimentos do robô”, explicou o urologista.
Reduzir as infecções operatórias, diminuir o sangramento, reduzir o tempo de estadia hospitalar, minimizar o uso de analgesia e melhorar a estética da ferida operatória são outros benefícios da cirurgia robótica.
“A principal vantagem mesmo é a precisão. A visão do cirurgião é de alta definição os instrumentos realizam movimentos semelhantes à mão humana. Para o cirurgião ainda existe a grande vantagem de trabalhar sentado e relaxado, não tendo tremor e nem cansaço”, afirmou Rui.
Além dos procedimentos urológicos, é possível realizar com o aparelho cirurgias com foco em ginecologia, gastroenterologia e procedimentos cirúrgicos de cabeça e pescoço e transoral. O hospital investiu R$ 10 milhões na compra do sistema robótico.
Fonte: DHoje Interior
Você pode gostar também
REGIÃO: Mulher é presa com R$ 700 em notas falsas durante mandado de busca e apreensão
Segundo a Polícia Federal, equipe recebeu informações de que as cédulas seriam vendidas e entregues entregues à mulher via postal; mulher foi identificada e presa. Uma mulher foi presa com
REGIÃO: Bombeiro pede enfermeira do resgate em casamento
Cena registrada em Ribeirão Preto foi compartilhada pelo próprio Corpo de Bombeiros nas redes sociais O cabo Alex Ribeirão do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto surpreendeu
OLÍMPIA: Cidade registra segunda morte por coronavírus
Paciente era um idoso de 68 anos, que estava internado em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Ele possuía histórico de hipertensão. Olímpia (SP) confirmou na
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.