Comissão de Ética em Pesquisa optou por continuidade de testes da Coronavac
10 de novembro de 2020 321 Visualizações

Comissão de Ética em Pesquisa optou por continuidade de testes da Coronavac

Órgão responsável por avaliar ensaios clínicos realizados no Brasil tomou decisão diferente da Anvisa ao ser comunicada sobre evento adverso

Ao contrário da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que optou por suspender os estudos da Coronavac no Brasil, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – vinculada ao Ministério da Saúde – decidiu que o “evento adverso” informado pelo pesquisadores do Instituto Butantan não justificaria a interrupção dos ensaios clínicos da vacina chinesa.

“Entendemos que o óbito do voluntário não estava relacionado à aplicação da vacina, por isso optamos por não suspender os ensaios e recomendamos que os pesquisadores nos trouxessem apenas a avaliação final de seu comitê independente”, informa o coordenador da Conep, o médico Jorge Alves de Almeida Venâncio.

A morte de um voluntário que participou do ensaio clínico da vacina chinesa foi comunicada à Conep na tarde de sexta-feira (6/11) e, horas depois, durante a noite, houve uma reunião virtual entre os relatores da comissão e os pesquisadores do Instituto Butantan para que os detalhes do caso fossem discutidos. As informações repassadas fizeram com que a comissão decidisse pelo prosseguimento dos ensaio clínico.

A reunião foi gravada e a decisão consta de ata secreta, que não pode ser divulgada por conta das informações pessoais do voluntário. Na tarde desta terça-feira (10/11), uma reportagem da TV Cultura divulgou que o participante teria, na verdade, se suicidado.

“Em um estudo clínico de grandes proporções, um voluntário pode vir a falecer por questões outras, não relacionadas à vacina, nós acreditamos que esse foi o caso”, afirma Jorge Alves de Almeida Venâncio. A Conep é responsável por analisar os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil e, assim como a Anvisa, tem a atribuição de aprovar, acompanhar e suspender estudos clínicos caso haja riscos ou prejuízos para a população.

Decisão da Anvisa
Os estudos clínicos da Coronavac, vacina chinesa contra o coronavírus que está sendo testada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, foram suspensos, temporariamente, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na segunda-feira (09/11).

A suspensão ocorreu após a morte de um voluntário de 33 anos, morador de São Paulo. O óbito teria ocorrido no dia 29 de outubro e foi comunicado à Anvisa. Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado nesta fase de testes.

Fonte: Metrópole

Anterior BARRETOS: Policiais Militares recuperam televisão que havia sido furtada em abrigo de crianças em tratamento na Fundação Pio XII
Next BARRETOS: Vacinação contra poliomielite e multivacinação terminam sexta-feira

Você pode gostar também

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 04/08/2021

  INFORMAÇÃO IMPORTANTE      Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e

Últimas Notícias

BARRETOS: Rapaz é preso traficando drogas em baile funk no bairro Santa Cecília

Policiais Militares da Força Tática, sargento Uewerton e soldados Garcia e Pereira, prenderam o agente de segurança W.F.P., 20 anos, morador no bairro Sumaré, sob a acusação de tráfico de

Últimas Notícias

REGIÃO: Grávida de sete meses e três crianças são salvas de incêndio por vizinho

Família dormia quando fogo começou na cozinha, no Jardim Santa Lúcia. Morador, que só estava em casa porque chegou mais cedo, pulou o muro, arrombou portão e conseguiu retirar todos.

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta