Prefeitos da região de Barretos vão à Justiça contra rebaixamento no Plano SP
10 de outubro de 2020 1250 Visualizações

Prefeitos da região de Barretos vão à Justiça contra rebaixamento no Plano SP

Estado considerou crítico aumento de óbitos e internações na última semana e regrediu o DRS 5 para a fase laranja. Em Barretos, regras da fase amarela seguem em vigor.

O prefeito de Barretos (SP), Guilherme Ávila (PSDB), disse nesta sexta-feira (9) que as 18 cidades do Departamento Regional de Saúde 5 vão à Justiça contra o rebaixamento da região da fase amarela para a laranja do Plano São Paulo. A região foi a única do estado a regredir na flexibilização da quarentena durante a pandemia de Covid-19.

Fazem parte do DRS 5: Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro, Vista Alegre do Alto, que ficam na área de cobertura da EPTV, além de Altair, Cajobi, Guaraci, Olímpia e Severínia.

Em Barretos, o Diário Oficial não foi atualizado e estão mantidas as determinações que autorizam o funcionamento dos serviços no município. (Veja mais abaixo.)

O chefe do Executivo afirmou que vai se reunir com os líderes dos outros municípios de forma on-line até o final do dia para definir quais medidas judiciais serão tomadas a partir da próxima semana.

“É um critério muito errado. Nesse momento, retornando para a fase laranja, as pessoas não vão deixar de sair mais e ficar mais em casa. Não é dessa forma que nós vamos conseguir disciplinar. Nós precisamos fazer com que as pessoas tenham medidas de segurança e comportamento em qualquer local. Não é fechando estabelecimento comercial que nós vamos impedir que as pessoas façam aglomerações e reuniões particulares clandestinas”, afirma Ávila.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Regional informou que dialoga com os prefeitos para bom entendimento das ações de combate ao coronavírus, mas que o prefeito de Barretos, “de forma recorrente, tem sido contrário às atualizações do Plano SP”.

Ainda segundo a secretaria, o Centro de Contingência utiliza critérios públicos, transparentes e técnicos. “O aumento no número de internações de 14% e 44% em óbitos recomendam atenção e responsabilidade dos gestores públicos”.

Regressão
O rebaixamento no plano de flexibilização de quarentena foi anunciado pelo governo paulista na tarde desta sexta-feira e aconteceu por conta da alta no número de internações, com peso 3 na avaliação, e de óbitos por complicações da doença, com peso 1 na análise.

A média móvel de novas internações subiu 14% e o aumento dos óbitos foi de 44% na última semana, segundo o estado. Para cada 100 mil moradores, 80,5 foram internados e 7,8 morreram.

Em relação à taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes em estado grave com o novo coronavírus, a região de Barretos está com 60,5%, considerada fase verde, com 21,6 leitos para cada 100 mi habitantes.

Mesmo assim, é a segunda maior do estado, ficando apenas atrás da região de Bauru (SP), que tem 64,2%.

Para Ávila, o índice de ocupação pode ser ainda melhor, já que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda tem leitos que não foram utilizados no município.

“Nós temos leitos ociosos. Leitos de suporte na UPA que nunca sequer foram colocados em funcionamento. Temos uma equipe pronta para poder atender caso os hospitais que tenham leitos de UTI fiquem 100% utilizados”, explica.

Impasse
Pelas normas do estado, restaurantes, academias e salões de beleza não podem mais receber clientes nos locais. Shoppings e comércio de rua precisam reduzir para 20% a capacidade do público e só estão autorizados a abrir durante quatro horas por dia.

Para o setor de alimentação, os sistemas de delivery, drive-thru e take-out podem ser mantidos durante a fase laranja. A nova classificação passa a valer no sábado (10).

Como não houve mudança do decreto em Barretos, segue em vigor, de acordo com a Prefeitura, o plano da fase amarela, que permite abertura de restaurantes, comércio de rua, shoppings e salões de beleza para os clientes, com respeito de 40% da capacidade, e academias com 30% do permitido em alvará.

As lojas podem funcionar durante oito horas diárias, assim como os outros serviços. É preciso fazer o controle da temperatura da população na entrada dos estabelecimentos e os empresários devem tomar medidas para evitar aglomerações nos recintos.

 

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Após acidente, motorista foge abandonando veículo no local
Next BARRETOS: Homem é detido após acusação de tentar roubar celular

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Força Tática prende autor de homicídio e apreende maconha, dinheiro e revólver

A equipe de Policiais Militares da Força Tática com o sargento Uewerton, cabos Vasconcelos e Ricardo e soldado Adriano Reis, prenderam o coletor W.M.A.O., 19 anos, morador no bairro Pimenta,

Últimas Notícias

BARRETOS: Vítima tem celular clonado e estelionatário pede dinheiro aos seus contatos

A vítima A.Z.F., 26 anos, morador no bairro Bela Vista, foi até a delegacia e noticiou que pessoa desconhecidas clonou a sua linha telefônica, e depois disso o autor passou

Últimas Notícias

REGIÃO: Polícia Civil investiga morte de presidiário que passou mal em CDP

Homem recebeu atendimento na Santa Casa de Pontal, no dia 17 de junho, e foi transferido ao HC de Ribeirão Preto, onde faleceu neste domingo (23); família disse desconhecer problemas

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta