Robô da Fiocruz inicia operação em Ribeirão Preto, SP, e deve processar até 800 exames diários de Covid-19
Equipamento será operado por uma equipe de 30 profissionais e deve diminuir fila de laudos represados. Município tem 6 mil pacientes aguardando resultado de exame para a doença.
Começa a operar nesta segunda-feira (27), em Ribeirão Preto (SP), o robô da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com capacidade de processar até 800 exames de Covid-19 por dia.
O equipamento, que chegou na cidade em 11 de julho e começou a ser testado no Supera Parque na última quinta-feira (23), será manuseado por uma equipe de 30 profissionais.
De acordo com o diretor da Fiocruz em Ribeirão Preto, Rodrigo Stabeli, o grupo ainda está em treinamento, mas já vai produzir resultados do RT/PCR, o mais indicado para detectar o novo coronavírus no organismo.
O sistema robotizado deve reduzir de quatro para duas horas a extração do RNA, que é o código genético do vírus, e diminuir a fila de exames represados na cidade, segundo a Fundação.
Alta demanda
Todo o material coletado em Ribeirão Preto para o novo coronavírus, hoje, é analisado em laboratórios do Hemocentro, da unidade regional do Instituto Adolfo Lutz, Hospital das Clínicas (HC) e Supera Parque.
A produção de exames aumentou em abril após a mudança de protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, que passou a testar pacientes com sintomas comuns de gripe no Polo Covid-19, montado pela Prefeitura na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado no domingo (26), o município tem 12.344 casos confirmados de Covid-19 e 334 óbitos por complicações da doença. Porém 6.088 pessoas ainda esperam os laudos dos exames.
Fonte: G1
Você pode gostar também
REGIÃO: Homem morre em acidente com moto
Motociclista se acidentou na avenida Celso Charuri, na madrugada deste sábado e não resistiu Um motociclista morreu na madrugada deste sábado (12) em um acidente na avenida Doutor Celso Charuri,
BARRETOS: Minerva Food´s doa 20 mil máscaras descartáveis para Prefeitura
De uso obrigatório na cidade de Barretos, a máscara facial é um dos itens importantes na prevenção e combate ao coronavírus, transmissor da covid-19. A Prefeitura de Barretos ganhou um
BARRETOS: Homem é preso após agredir mulher com tijolada e caixa de som
Morador no Jardim Caiçara, o indiciado P.E.R., 25 anos, foi preso pelos Policiais Militares, cabos Diógenes e Pereira, sob a acusação de praticar o crime de lesão corporal contra sua
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.