Pessoas entre 20 e 49 anos são as mais infectadas pela Covid-19 no Brasil, revelam pesquisadores
7 de maio de 2020 726 Visualizações

Pessoas entre 20 e 49 anos são as mais infectadas pela Covid-19 no Brasil, revelam pesquisadores

Estudo conduzido por professor da USP de Ribeirão Preto (SP) em parceria com pesquisadora da Fiocruz também revelou que 8,21% dos mortos pela doença no Brasil têm entre 40 e 49 anos.

Pessoas entre 20 e 49 anos são as mais infectadas pela Covid-19 no Brasil, de acordo com uma pesquisa coordenada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo, que conduziu o estudo, diz que uma das razões para os mais jovens serem os mais afetados pela doença no Brasil está na distribuição etária do país, que é diferente dos países europeus que chegaram a ser o epicentro da doença.

“A concentração de pessoas entre 20 e 50 anos [no Brasil] é muito maior do que nos países europeus que foram duramente atingidos. Em segundo lugar, essa faixa da nossa população não está obedecendo as recomendações da única arma que temos para prevenir a doença, que é o isolamento social”, diz.

Mortalidade

O estudo revela ainda que 8,21% dos mortos por coronavírus no Brasil têm entre 40 e 49 anos, diferente do que ocorreu em países europeus. Na Espanha, por exemplo, o índice de mortalidade de pacientes desta faixa etária era de 1,1% no início de abril, quando a doença atingiu o pico no país. Na Itália, o índice era menor ainda, de 0,9%.

Os dados preocupam o professor Domingos Alves, que conduziu a pesquisa ao lado da pneumologista Margareth Dalcolmo. O especialista faz um alerta para os mais jovens, que ele considera ser os principais transmissores da doença no país.

“Pessoas mais jovens são a chama desse fogo que está se espalhando no Brasil. Essas pessoas, que são assintomáticas ou sintomáticas leves, [podem] infectar outras pessoas, inclusive as mais velhas, e serem responsáveis pela internação e pelo óbito dessas pessoas, porque elas estão transmitindo”, afirma.

Ainda segundo o professor, as estatísticas mostram crianças de zero a nove anos com a doença, o que aponta que, neste momento, o distanciamento é essencial para evitar o contágio.

“Essas pessoas, por exemplo, se for liberada a volta às aulas, essas crianças vão ser o caminho para infectar pessoas mais velhas, que podem ser mais sensíveis ao vírus e sofrer internação ou eventualmente, no caso mais grave, vir a óbito”, diz.

Fonte: G1

Anterior GUAÍRA: Ajudante de pedreiro é preso por descumprir medida judicial
Next REGIÃO: Corpo de homem é encontrado carbonizado próximo a usina

Você pode gostar também

Últimas Notícias

RIO PRETO: Salões de Beleza e Barbearias terão que fechar as portas a partir desta terça (19)

A Prefeitura de Rio Preto, atendendo recomendação do Ministério Público, vai obrigar o fechamento de Salões de Beleza e Barbearias da cidade a partir desta terça-feira (19), em cumprimento ao

Últimas Notícias

BARRETOS: Empresário registra queixa por ameaça

O empresário M.X.J.M.F., 21 anos, foi até a delegacia e noticiou ter sido ameaçado pelo F.A.F., 39 anos. De acordo com a vítima, ele já teve um relacionamento amoroso com

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem é preso após anunciar celular roubado para venda na internet

Ação do 11º Baep de Ribeirão Preto conseguiu chegar ao suspeito nesta terça (22), depois de assalto em loja no Centro da cidade Um homem foi preso nesta terça-feira (22)

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta