BARRETOS: Na luta contra o câncer, menina de 6 anos pede ajuda por doações ao Hospital de Amor e viraliza
22 de abril de 2020 1011 Visualizações

BARRETOS: Na luta contra o câncer, menina de 6 anos pede ajuda por doações ao Hospital de Amor e viraliza

Mesmo não prejudicada por crise financeira de centro hospitalar, Luiza, de 6 anos, pede ajuda a pacientes adultos: ‘estou aqui para que outras pessoas possam ser salvas.’

Perto de ser curada, Luiza Bernardi Cardoso, de 6 anos, não foi prejudicada pela crise financeira do Hospital de Amor, em Barretos (SP), uma das principais referências do país no tratamento de pacientes com câncer. Mas, com sua trajetória de esperança, a menina ganhou protagonismo nas redes sociais com um vídeo em que pede doações ao centro hospitalar para que os pacientes adultos não deixem de ser tratados.

“Eu estou vencendo o câncer porque tive a oportunidade de me tratar no melhor hospital, o Hospital de Amor. Por isso estou aqui para que outras pessoas possam ser salvas”, diz um dos cartazes exibidos por ela na mensagem que viralizou nas redes sociais com milhares de visualizações desde a última sexta-feira (17).

O vídeo foi postado pela mãe de Luiza, Ana Paula Bernardi Cardoso, em meio a dificuldades enfrentadas pelo hospital para seguir em funcionamento na pandemia da Covid-19.

A direção, que já vinha lutando para recuperar receitas perdidas com o cancelamento de eventos – uma das principais fontes de recursos da instituição – chegou a suspender atendimentos após uma determinação judicial que afastou funcionários enquadrados em grupos de risco da Covid-19 e inviabilizou a sequência de grande parte das atividades no local. A decisão foi revista pelo Tribunal Regional do Trabalho.

“Até achei que não fosse ter tanta repercussão assim, mas fiquei feliz, porque chegou a bastante gente. Quem sabe assim vai ajudar o hospital”, afirma a funcionária pública, afastada há quase um ano do trabalho para cuidar da menina em Barretos.

Luiza e o câncer

De Águas de Lindóia (SP), Luiza vive com a família desde maio do ano passado em Barretos para se tratar de um tumor de Askin, variadade de uma doença conhecida como sarcoma de Ewing, que atingiu tecidos da região pulmonar da menina.

“Ela teve uma falta de ar, nós a levamos ao pediatra por conta, que constatou que ela estava com um derrame pleural. Quando se fez uma tomografia por conta do derrame já se constatou que o derrame aconteceu por conta do tumor, esse sarcoma de Ewing estava pressionando o pulmão dela. Aí foi que a gente descobriu”, conta Ana Paula.

Com risco de morrer e sem leitos de UTI na região em que vivia, há 11 meses a menina foi transferida para o Hospital de Amor após uma mobilização popular em busca do tratamento.

Com a ajuda de voluntários da cidade natal e com o emprego do marido, que é garçom em uma pizzaria, desde então Ana Paula e a família vêm se mantendo em Barretos, enquanto acompanham a evolução médica da filha. “Foi por isso que me mudei para Barretos. Aluguei uma casa pra vir com a família e a gente se mudou pra cá, porque não tinha como ficar indo e voltando”, diz.

Todo o esforço tem valido a pena. Sem poder fazer cirurgia, considerada de risco pelos médicos, Luiza precisou ser submetida a sessões de radioterapia e de quimioterapia, todas elas concluídas até este mês, com uma resposta positiva contra o tumor.

Apenas falta um exame, único procedimento remarcado em função das mudanças enfrentadas pelo hospital, para deixar isso mais evidente, segundo Ana Paula.

“Até o momento que ela começou a radioterapia o tumor já tinha reduzido bastante, já estava bem menor. A esperança é que, com a radioterapia e quimioterapia, acabasse. Ela está visivelmente bem, os exames semanais dela de sangue sempre apontam que ela está bem. A gente acredita que ela está praticamente curada”, diz a mãe.Otimismo e solidariedade

Desde que foi diagnosticada com o tumor, Luiza precisou ser forte com as mudanças em sua vida, como as internações constantes, a impossibilidade de frequentar a escola e, principalmente, a perda dos cabelos causada pela quimioterapia. “Foi muito difícil no começo, porque ela tinha um cabelo bem comprido, a parte mais difícil foi essa, que aconteceu bem rápido inclusive, quando ela chegou aqui.”

Mas, segundo a família, a menina nunca se mostrou abatida pelo tratamento e aprendeu a superar seus próprios desafios.

“Ela continuou com a família, acho que isso foi um fator positivo para o tratamento dela. Ela levou super na boa o tratamento. É uma criança bem quieta, não conversa muito, é bem vergonhosa, mas está sempre sorrindo. No hospital ela está sempre alegre, nunca foi chorona, nunca foi de reclamar”, relata Ana Paula.

Essa história que, aos poucos, desenha um final feliz serve agora de inspiração para ajudar quem está em dificuldade. Ao ver a tristeza entre funcionários e pacientes adultos, que chegaram a ter tratamentos interrompidos com as dificuldades enfrentadas pelo hospital, Ana Paula viu em Luiza um símbolo de esperança e uma maneira de chamar a atenção das pessoas para a causa.

Assim, gravou o vídeo com o celular e postou nas redes sociais no último dia 17 na expectativa de que isso ajude a instituição.

“Não ignore meu pedido pois o câncer não espera. Imagine se fosse alguém que você ama. Não seria triste?”, questiona Luiza, em cartaz exibido no vídeo.

A iniciativa se soma a outras campanhas realizadas pela instituição e por músicos em prol da unidade.

“A gente precisava de um olhar da sociedade para isso. As pessoas não dão muita bola, não têm noção do que representa o hospital, porque não é só Barretos, é o Brasil inteiro. (…) A gente conhece muitas famílias que vieram de longe em busca de um tratamento caríssimo que hospitais do SUS não atendem. Isso tudo me fez querer ajudar e a única forma que encontrei foi fazendo essa vídeo”, afirma Ana Paula.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: IRCAD apoia plataforma que conecta gratuitamente profissionais que atuam na linha de frente no combate ao Covid-19 à psicólogos e psiquiatras
Next TERMINAM HOJE: Inscrições para mais de 900 vagas emergenciais no setor da saúde no estado de SP

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem é preso com R$ 21 mil e quase 8 kg de maconha

Acusado invadiu uma residência e chegou a colocar o dinheiro em um vaso sanitário para tentar despistar os policiais, diz boletim de ocorrência Policiais do 11º Baep (Batalhão de Ações

Últimas Notícias

BARRETOS: Menor é flagrado no bairro Vida Nova com moto furtada

A Equipe de Comando Força Patrulha, formada pelo tenente Luiz Neto e cabos Paulino e Reis, realizava patrulhamento pelas ruas da cidade quando na Rua Primavera, bairro Santa Isabel, eles

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher é presa traficando maconha em seu apartamento

A desempregada C.G.S., 27 anos, foi presa pela crime de tráfico de drogas pelos Militares, tenente Ricobello, sargento Roberto e cabos Diógenes e Pereira, os quais informaram que na posse

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta