REGIÃO: Álcool 70% fabricado por usinas de cana-de-açúcar no Centro-Sul começa a ser levado a estados
24 de março de 2020 1066 Visualizações

REGIÃO: Álcool 70% fabricado por usinas de cana-de-açúcar no Centro-Sul começa a ser levado a estados

Produção foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após escassez causada por pandemia de coronavírus. Um milhão de litros serão doados a RJ, ES, SP, SC, PR e RS.

O álcool 70% produzido por usinas associadas à União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) para ser doado a seis estados começou a ser distribuído nesta terça-feira (24). O produto vai ser usado na limpeza de hospitais e na fabricação de álcool em gel, item escasso devido à pandemia do novo coronavírus.

A produção teve início na sexta-feira (20) após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O transporte da carga será feito em parceria com a Associação Brasileira de Transporte Logístico de Produtos Perigosos (ABTLP) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). No total, um milhão de litros serão doados.

A mesma iniciativa tem sido adotada por outras usinas de etanol e açúcar não ligadas à Unica, a exemplo das indústrias de Goiás.

Nesta terça-feira, o primeiro caminhão deixou uma usina em Sertãozinho (SP), na região de Ribeirão Preto, e seguiu carregado para o Espírito Santo.

No estado de São Paulo, 250 mil litros do produto serão entregues diretamente às secretarias de saúde. “Já sai envazado e sai para 17 regiões administrativas do estado. Os quartéis do Corpo de Bombeiros serão transformados em centros de distribuição e, dali, para os municípios menores”, diz o presidente da Unica, Evandro Gussi.

Segundo o presidente, já há encomendas para serem entregues em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Nas regiões do país onde não há usinas, a Unica vai contar com a ajuda de universidades e laboratórios parceiros para fazer a distribuição.

A diferença entre o álcool 70% e o etanol é o tempo de evaporação. O etanol do posto de combustível não resiste tempo suficiente para matar vírus e bactérias, e também não é recomendado porque pode colocar a saúde em risco.

“Ele pode causar dermatite, ressecamento e agravar qualquer tipo de doença que a pessoa pode ter relacionada à pele. Ele precisa passar por um processo correto de diluição”, diz o gerente de qualidade Tiago Fernando Solano.

Fonte: G1

Anterior Álcool gel pode ficar mais barato nos mercados
Next BARRETOS: Operação policial prende maiores e apreende menor, drogas e dinheiro no bairro Santa Isabel

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Jovem diz estar sendo ameaçada por casal no bairro Clementina

A vítima J.B.B., 18 anos, atendente de lanchonete, moradora no bairro Clementina, esteve na delegacia e noticiou que sua irmã foi até sua residência e lhe disse que sua tia,

Últimas Notícias

BARRETOS: Casal é agredido por casal de amigos em bar na Avenida Rio Dalva

Um homem de 47 anos, que se identificou como S.C.O., morador no bairro Nadir Kenan, informou na delegacia que ele se encontrava em um bar, na Avenida Rio Dalva, ocasião

Últimas Notícias

BARRETOS: Vítima não consegue cancelar cartão e compras em seu nome são feitas até no exterior

Morador no bairro Alvorada, o entregador P.F.S., 25 anos, esteve na delegacia e informou que, salvo engano, entre os dias 09 e 10 de março deste ano, ele percebeu uma

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta