ECONOMIA: Gás de cozinha fica 5% mais caro
30 de dezembro de 2019 725 Visualizações

ECONOMIA: Gás de cozinha fica 5% mais caro

No ano, preço do gás acumula alta de cerca de 10%.

A Petrobras reajustou nesta sexta-feira (27) em cerca de 5%, o preço de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) para botijão de até 13 quilos, popularmente conhecido como gás de cozinha. A mesma alta será aplicada ao GLP industrial e comercial. Os reajustes são aplicados às distribuidoras.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), em novembro o preço médio do botijão de 13 quilos praticado no país era de R$ 69,11. Os preços, no entanto, são livres, e variam nos postos de venda aos consumidores.

Foi o terceiro mês seguido de alta nos preços do gás pela Petrobras, e a sexta alta no ano. Desde o início de 2019, a alta acumulada é de cerca de 10%.

Em agosto, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu acabar com a política de preços diferentes entre os diferentes botijões de gás. Em 2005, uma resolução do CNPE determinou que o GLP envazado em botijões de até 13 quilos deveria ser vendido para distribuidoras a preços menores que o gás nos botijões com mais capacidade de volume.

No entanto, o CNPE entendeu que a resolução produzia distorções no mercado de gás e não garantia os descontos esperados para as famílias, especialmente as de baixa renda.

Até então, a Petrobras vendia o gás que vai para vasilhames de até 13 quilos com preço mais baixo e compensava a diferença nos botijões maiores.

 

Fonte: G1

Anterior REGIÃO: Micro-ônibus com grupo que voltava do litoral tomba
Next BARRETOS: Fuga do local de acidente na Rua 14

Você pode gostar também

Policial

BARRETOS: Ladrão furta dinheiro e outros objetos em residência na Avenida 37

Morador na Avenida 37, centro da cidade, o senhor O.J.T.S., 59 anos, foi até a delegacia e informou que ao acordar logo pela manhã, ele encontrou diversos papeis caídos pelo

Policial

BARRETOS: Vendedora registra queixa por ameaça e danos

Na delegacia estiveram as jovens N.L.N., 25 anos, vendedora e a M.C.C., 24 anos, autônoma, afirmando que por volta das 14 horas à autora J.A.L., 32 anos, moradora no bairro

Policial

CAJOBI: Após discutir com amásio por estar consumindo drogas em casa, mulher é agredida e reage com facada

Policiais Militares da cidade de Cajobi, cabos Ávila e Márcio, estiveram no plantão policial de Barretos e relataram que estavam em patrulhamento de rotina quando foram acionados, via COPOM, para

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta