APOSENTADORIA: SAIBA O QUE FAZER ANTES DA MUDANÇA
26 de fevereiro de 2019 1013 Visualizações

APOSENTADORIA: SAIBA O QUE FAZER ANTES DA MUDANÇA

Tem muita gente fazendo a conta errada para saber quando vai se aposentar com todas essas mudanças que foram propostas.

É isso mesmo que tem que ser feito, fazer as contas. A primeira conta a ser feita é a do tempo de serviço. Faça a sua aqui, agora, grátis.

Isso é fundamental para o trabalhador saber, de fato, quando vai se aposentar.

Como fazer essas contas? 
Mas não é para fazer as contas só do tempo que tem, é preciso fazer as contas incluindo também o tempo de serviço que não foi documentado para saber o que pode ser recuperado para tentar se enquadrar no direito adquirido ou em uma regra de transição mais favorável.  

Quais são as regras de transição propostas na reforma? 
Ainda é muito cedo para falar, com certeza, o que vai e o que não vai valer quando a proposta da reforma da previdência for definitivamente votada no Congresso Nacional. 
Mas, resumindo, temos três regras de transição
Temos duas mais duras que exigem que o homem tenha 35 anos e a mulher 30 anos de contribuição como ponto de partida para aposentar. 
Além do tempo de contribuição elas exigem ainda uma idade mínima ou a somatória de pontos, que de uma ou de outra forma, nada mais é do que um misto de idade com tempo de contribuição. Isso pode de fato afastar o trabalhador da aposentadoria.  

A regra três não tem idade também? 
Por meio desta terceira regra, o trabalhador se aposenta com 35 anos e a mulher com 30 anos de contribuição, independentemente da idade. 
A idade servirá apenas para aumentar ou diminuir o valor da aposentadoria. É a aplicação do fator previdenciário, que envolve a expectativa de vida.  

Correr atrás do tempo perdido 
O trabalhador nunca perde nada quando corre atrás do tempo de contribuição que está perdido no passado por que ele pode chegar na aposentadoria com as regras atuais, pode antecipar o benefício e se nada disso der certo, ele pode utilizar esse tempo recuperado para se enquadrar em regras de transição mais vantajosa que permitiram fugir da idade mínima.  

Como recuperar o tempo de serviço do passado? 
Quem trabalhou como empregado pode provar o tempo que não foi registrado e pedir a averbação no INSS, e não precisa indenizar as contribuições para o tempo valer. 

Quem trabalhou por conta própria também pode recuperar o tempo, mas para ele valer será preciso indenizar as contribuições que não foram feitas.

Fonte: acidadeon.com

Anterior GUAÍRA: Policia apreende mais de 7 quilos de maconha em telhado de residência
Next BARRETOS: Policia apreende carro e diversos objetos que estavam sendo utilizados por homens que retiravam trilhos férreos

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Governo de SP suspende temporariamente início da vacinação dos adolescentes até regularização do recebimento das doses pelo Ministério da Saúde

Vacinação contra Covid-19 do grupo estava prevista para o dia 18 de agosto. Estado diz que recebeu do Ministério da Saúde apenas 50% das doses de Pfizer previstas e que

Últimas Notícias

RÚSSIA: tiroteio agora pela manhã em universidade deixa pelo menos oito mortos

Ataque ocorreu numa universidade de Perm, no nordeste do país Pelo menos oito pessoas morreram hoje (20) em uma universidade russa, na cidade de Perm, a 1,3 mil quilômetros de

Últimas Notícias

BARRETOS: Polícia recupera moto furtada

Os Policiais Militares, sargento Rezende e cabo Vicente, informaram na delegacia que durante o patrulhamento pelo bairro Luís Spina, eles visualizaram uma motocicleta sem placa e cor escura, sendo conduzida

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta