Horário de verão termina neste fim de semana
13 de fevereiro de 2019 1057 Visualizações

Horário de verão termina neste fim de semana

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ajustar relógios em 1 hora e ficar atentos à configuração do celular.

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina neste domingo (17). Ao término do horário de verão, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Fim do horário de verão

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo Temer, em 2017.

Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

De acordo com o decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a hora de verão fica instituída no Brasil da seguinte forma:

“Fica instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte. A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.

FONTE: G1

Anterior MINISTÉRIO DA SAÚDE: Brasileiros preenchem todas as vagas de cubanos no Mais Médicos
Next BARRETOS: Homem cultivava pés de maconha em seu quintal no bairro Nova Barretos

Você pode gostar também

Primeira Página

Violência doméstica, ameaça e lesão corporal no bairro Dom Bosco

No Plantão Policial estiveram as vítimas C.R.C., mulher, 41 anos, moradora no bairro Dom Bosco, T.P., mulher, 36 anos e seu marido N.R.C., 42 anos, ambos oradores no Conjunto Luís

Primeira Página

RIBEIRÃO PRETO: Tentaram assaltar o cara errado! Dois são baleados ao tentar assaltar casa de PM

Duas filhas da vítima foram rendidas na porta de casa; um dos feridos é menor de idade Dois homens foram baleados por um policial militar aposentado quando tentavam assaltar a

Primeira Página

ATROPELAMENTO: Idoso é vitima de atropelamento na Avenida Antonio Frederico Ozanam

No Plantão Policial estiveram os Policiais Militares, cabos Isabel e Ledivaldo, noticiando que foram acionados a comparecerem até a Avenida Antonio Frederico Ozanam, para atenderem a uma ocorrência de acidente

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta