Vacina poderá ser produzida em outubro, diz diretor do Butantan
4 de agosto de 2020 686 Visualizações

Vacina poderá ser produzida em outubro, diz diretor do Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse em entrevista à CNN, que a vacina que está sendo desenvolvida pelo órgão brasileiro em parceria com o laboratório chinês Sinovac, estará liberada para a produção no país em outubro, mas vai depender de resultados positivos na fase 3 de testes para estar disponível para aplicação em humanos.

“A vacina estará disponível para produção a partir de outubro. Temos previsão inicial de 60 milhões de doses que serão aplicadas apenas quando comprovada a eficácia do medicamento”, disse Covas.

“Já mostrou nas fases anteriores, com quase mil voluntários, uma efetividade em torno de 90%, além de ter se mostrado segura. Agora estamos na fase de testes de campo, onde é testada de fato na população.”

Ele explica que a vacina está sendo desenvolvida com uma técnica dominada pelo Instituto Butantan, o que irá facilitar sua produção no Brasil.

Dimas diz que, para além da produção para o território nacional, o Butantan espera exportá-la para países vizinhos.

“Essa vacina é baseada em uma técnica de produção que o Butantan domina. Conhecemos os fornecedores, conhecemos os equipamentos e a parte de manutenção. Não é um processo novo. Neste momento, estamos testando a melhor forma de fazer a vacina,” afirmou Covas.

Apesar da animação com o medicamento, o diretor do Butatan diz que o Instituto ainda busca entender a amplitude da eficácia do medicamento, para saber se serão necessários uma ou mais doses por pessoas para atingir a imunização ideal.

“Vacinas são medidas preventivas, não curativas. Os estudos clínicos tentam descobrir se iremos precisar de uma ou duas doses para cada pessoa, além de quanto tempo irá durar a imunização.”

Vacina russa

Na última semana correu o mundo a notícia de que uma vacina contra a Covid-19 sendo desenvolvida na Rússia poderá ser a primeira distribuída para a população em geral.

Questionado sobre isso, Covas disse que ainda não tem detalhes do medicamento e que chegou a ser contactado por intermediários do governo russo para produzir a vacina no Butantan.

“O Butantan foi procurado por intermediários do governo russo para produzir a vacina, mas precisamos saber de mais detalhes do medicamento para poder fechar a parceria. É uma vacina que pouco se sabe e não temos os dados sobre a técnica de produção utilizada nem de sua eficiência.”

Apesar de se mostrar reticente em relação à descoberta russa, Covas disse que o mundo precisará de mais de uma vacina e que qualquer esforço é válido.

 

Fonte: Lombarts Comunicação

Anterior REGIÃO: Homem é preso depois de tentar atear fogo na casa da sogra
Next BARRETOS: Pedreiro é preso por armazenar armas e maconha em sua residência

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Polícia prende quatro maiores e apreende um menor manipulando drogas no bairro Nova Barretos

Policiais Militares do Comando Força Patrulha, tenente Luiz Neto, cabo Vasconcelos e soldado DeÂngelo, com o apoio da ROCAM, com os cabos Wladimir e Rodrigo Ribeiro, além dos Militares, cabo

Últimas Notícias

REGIÃO: Idosa atropelada pela manhã tem quadro de saúde estável

Câmera flagrou o momento do acidente; A idosa foi jogada para o alto e caiu na frente do veículo A idosa de 69 anos que foi atropelada na avenida Brasil,

Últimas Notícias

OLÍMPIA: Procurado é capturado em sua própria reidência

Policiais Militares da cidade de Olímpia, cabo Fábio e soldado Ferri, apresentaram na delegacia de Barretos o indiciado G.H.S., 21 anos, desempregado, morador no Conjunto Habitacional Alfredo Zucca, naquela no

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta