Tempo seco e queimadas aumentam a ocorrência de doenças oculares
16 de setembro de 2020 1596 Visualizações

Tempo seco e queimadas aumentam a ocorrência de doenças oculares

A combinação de baixa umidade do ar e fumaça proveniente de queimadas, deixa os olhos mais suscetível a doenças

A fumaça das queimadas, que tem tomado conta da paisagem da nossa região, somada à baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas, aumentou consideravelmente a ocorrência de doenças oculares. O alerta é da médica Dra. Thaís Shiota Tanaka Chela, oftalmologista do Hospital do Olho de Rio Preto – HORP.

De acordo com a oftalmologista, o clima seco, comum nesse período do ano, resulta na menor lubrificação dos olhos, o que normalmente já gera um aumento significativo no número de pacientes que chegam aos consultórios com alergias oculares e sintomas da síndrome do olho seco, que são coceira, olhos vermelhos, lacrimejamento, queimação, fotofobia e visão borrada.

Com o agravante dos poluentes e a fuligem emitidos pelas queimadas, as ocorrências de doenças oculares se intensificam. “A combinação de tempo seco e fumaça de queimadas, deixa os olhos mais suscetíveis a doenças como conjuntivite tóxica, ceratites, infecções e processos alérgicos que podem até levar a cegueira” alerta a especialista.

Geralmente, os mais afetados são os idosos, usuários de lentes de contato, pessoas quem trabalha em frente ao computador e aquelas que trabalham ao ar livre, ficando mais expostas aos poluentes.

A médica ressalta que os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, de forma geral, os principais são:  irritação, sensação de areia nos olhos, secreção, vermelhidão, lacrimejamento excessivo, inchaço das pálpebras e ardência.

Para reduzir as consequências do clima seco e a poluição das queimadas, medidas simples podem atenuar os efeitos adversos nos olhos. A oftalmologista recomenda beber bastante água para manter o corpo hidratado, arejar bem os ambientes abrindo janelas e usar um umidificador de ar, evitar coçar os olhos e procurar um especialista para que seja feita a prescrição correta de um colírio lubrificante ocular.

 

Fonte: oftalmologista Thaís Shiota Tanaka Chela, do Hospital do Olho de Rio Preto – HORP

Anterior BARRETOS: ROCAM detém menor por tráfico de drogas no bairro Luís Spina
Next Idosa vence a Covid-19, brinda com licor e festeja aniversário de 103 anos pela internet

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Vigilante é agredido em seu local de trabalho

O vigilante S.L.A.S., 32 anos, morador no bairro Nogueira, foi até a delegacia e informou que ele estava no shopping, local onde desempenha suas funções, ocasião em que por lá

Últimas Notícias

BARRETOS: Ladrão furta televisão em consultório odontológico e polícia localiza aparelho

Na delegacia esteve a senhora C.M.G.R.M., 57 anos, representando a sua filha, a vítima V.G.M., 22 anos, dentista, e a declarante relatou que o consultório odontológico de propriedade de sua

Últimas Notícias

BARRETOS: Homem é surpreendido subtraindo garrafa de licor em supermercado

Um homem de 31 anos, identificado como G.S.S., foi apresentado na delegacia depois de ter subtraído uma garrafa de licor em um supermercado, onde ele teria ido para efetuar a

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta