Tarifa Branca entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018
19 de setembro de 2017 925 Visualizações

Tarifa Branca entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018

Você já ouviu falar em tarifa branca? É uma nova opção de tarifa para a conta de luz do consumidor brasileiro, prevista para entrar em vigor em janeiro de 2018. Abaixo esclarecemos os principais pontos:

1.O que é a tarifa branca? A partir de 1º de janeiro do próximo ano, os consumidores poderão solicitar a adesão à tarifa branca de energia elétrica, que basicamente é a escolha da adoção de preço diferente de acordo com o horário de consumo, o que já ocorre em países da Europa. Com a tarifa branca, a energia consumida fora do horário de pico será mais barata, porém, é importante que cada consumidor conheça o seu perfil de consumo na hora de optar entre a tarifa branca e a convencional.

2.O que muda para o consumidor? Com as novas regras, nos dias úteis o preço da energia será dividido em três postos horários: ponta, intermediário e fora de ponta. O horário de ponta, com a energia mais cara, terá duração de três horas, geralmente na parte da noite. A taxa intermediária será uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora de ponta. As faixas de horários variam de acordo com a distribuidora que atende a região.

3.Como saber se a adesão é vantajosa ou não? É necessário observar em que horários você e sua família normalmente fazem uso do chuveiro elétrico e dos eletrodomésticos, tais como ar condicionado, forno elétrico, micro-ondas, ferro de passar roupa e secador de cabelos (que são geralmente os que mais consomem energia). Se optar pela Tarifa Branca, você pode adotar hábitos que priorizem o uso desses itens fora do período de ponta. O chuveiro elétrico é o elemento da residência que mais consome energia, portanto, se você utiliza chuveiro a gás, a adesão à tarifa já pode se justificar sem a necessidade de alterar o padrão de consumo.

4.E o que muda para as concessionárias e distribuidoras de energia? A distribuição do consumo ao longo do dia deve resultar em postergação de investimentos na rede de energia. A adoção da tarifa branca tem um impacto significativo nos processos de medição e eficiência energética que as distribuidoras de energia adotam. O uso da tecnologia será fundamental para colher os dados de consumo remotamente, cruzar esses dados e direcionar melhor ações de eficiência energética na distribuição de energia. Atualmente, a tecnologia de medição e análise de dados da CAS Tecnologia já está presente em 20 das 26 concessionárias do país e terá um papel bastante relevante nesse processo.

5.Por que a tarifa branca pode ser importante para a nossa economia? Com a adesão da Tarifa Branca por grande parte dos brasileiros, o hábito de consumo de energia no país poderia mudar, resultando em melhora e aumento da eficiência das distribuidoras de energia e diminuição de custos repassados à sociedade, inclusive no alivio da inflação. Um amplo programa de comunicação por parte do governo sobre as vantagens da Tarifa Branca seria de fundamental importância.

6.Quem pode e quem não pode aderir? A Aneel determina um cronograma de 3 fases: (1) Unidades que consomem mais de 500 quilowatts-hora (kWh) em média por mês poderão optar por aderir à tarifa branca a partir de 2018; (2) para quem consome entre 250 e 500, a partir de 2019; (3) e o restante das unidades a partir de 2020. Caso a unidade que aderir não fique satisfeita, poderá retornar para a tarifa convencional depois de 30 dias. Se mudarem de ideia novamente e quiserem voltar para a tarifa branca, só poderão fazê-lo depois de 180 dias. Vale ressaltar que a tarifa diferenciada não valerá para os grandes consumidores, como as indústrias, nem para quem é incluído na tarifa social de energia.

7.O que será preciso fazer para aderir? Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar sua opção na distribuidora a partir de janeiro do ano referente ao planejamento. A distribuidora irá instalar um novo tipo de medidor de energia que contabilize o consumo para os diferentes postos horários. Os custos do medidor e do serviço serão de responsabilidade da distribuidora.

8.Qual a expectativa de adesão? A expectativa da ANEEL é que 2,5 milhões de unidades consumidoras façam a adesão à tarifa branca nessa primeira fase.

Fonte: abcdoabc.com.br

Anterior Mulher diz ter sido ameaçada em sua residência
Next Militares localizam drogas e outros objetos em terreno no bairro Dom Bosco

Você pode gostar também

Primeira Página

Venda de batons termina em ocorrência policial

A Educadora A.C.S., 26 anos, noticiou no Distrito Policial que ela estava em seu local de trabalho, no bairro Ibirapuera, e no dia 5 de abril lá esteve uma pessoa

Olímpia

MATÉRIA COMPLETA: Caso de furto em supermercado termina em morte trágica de professora de 33 anos

O que começou como um caso de furto em um supermercado na cidade de Olímpia, terminou em uma grande tragédia na Rodovia Assis Chateaubriand, nas proximidades do Distrito do Ibitu,

Primeira Página

PF prende acusado de traficar fuzis dos EUA em Rio Preto

A Polícia Federal prendeu em Rio Preto o integrante de uma quadrilha de tráfico internacional de armas. O bando era responsável pela remessa de pelo menos 60 fuzis apreendidos  no Terminal

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta