SP intensifica vacinação contra o sarampo
16 de julho de 2020 699 Visualizações

SP intensifica vacinação contra o sarampo

Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta quarta-feira (15) uma intensificação da vacinação contra o sarampo, com o objetivo de atualizar a carteira de crianças e jovens que ainda não estão imunizados.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 31 de agosto, doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do estado de São Paulo, e serão aplicadas em pessoas com idade entre 1 a 29 anos que ainda não tomaram as duas doses prevista no calendário nacional de imunização.

Os bebês com seis meses ou mais também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário, mas é recomendada devido à circulação do vírus no território. Pessoas de 30 a 49 anos também podem se vacinar, caso haja necessidade. Por isso, é importante apresentar a carteira para um que um profissional de saúde avalie se é o caso de aplicar a dose.

“Seguindo todas as recomendações de prevenção à COVID-19, é de extrema importância o comparecimento nos postos para atualização da carteira vacinal. A vacina é a maior prevenção contra diversas doenças, inclusive o sarampo”, afirma a diretora de Imunização da Pasta, Nubia Araujo. É fundamental que as pessoas se lembrem de evitar aglomerações e respeitar a organização dos serviços.

Calendário

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Além disso, há a “dose zero” para os bebês com seis meses ou mais. As salas de vacinação estão orientadas a fazer triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a dose feita sem esse componente.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 61 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus no passado, possuindo imunidade por toda a vida. Portanto, não há recomendação para este público na diretriz do Ministério da Saúde.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses, bem como para pessoas imunodeprimidas e gestantes. As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de atualização.

Balanços

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação de doenças. Em 2020, até 13 de julho, 83 cidades registraram casos de sarampo, totalizando 711 casos confirmados e um óbito, de uma criança na cidade de São Paulo. Em 2019, foram 17.676 casos e 14 mortes.

A imunização contra o sarampo faz parte da rotina dos postos. De janeiro até o momento, foram aplicadas 1 milhão de doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A cobertura foi superior a 90% na última campanha.

A disponibilização de doses contra doenças, incluindo o sarampo, que circulam no território, é fundamental para garantir a imunização.

 

Fonte: Lombarts Comunicação

Anterior BARRETOS: Maior é preso e menor é detido traficando cocaína no bairro Barretos II
Next BARRETOS: Homem é preso em flagrante depois de agredir mulher e a ameaçar com facas e podão

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Mulher é achada morta e com sinais de violência

Corpo foi encontrado por vizinhos do local em uma rua de terra, atrás da UBS do Adão do Carmo, totalmente nu O corpo de uma mulher foi encontrado na manhã

Últimas Notícias

BARRETOS: Instituições públicas são alvos de danos e furto

Dias depois do Cavalgando para o Futuro, instalado no bairro Christiano Carvalho, ser alvo de vândalos que depredaram o local, outras duas instituições públicas voltaram a ser atacadas por elementos

Últimas Notícias

BARRETOS: Prefeito anuncia mais inaugurações na área de saúde ainda neste ano

Anúncio foi feito durante entrega de nova ala da UBS do bairro Zequinha Amêndola Ao entregar uma nova ala da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Médico Loffallah Miziara, localizada no

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta