SAÚDE: Lavar as mãos é o primeiro passo para evitar as típicas doenças de outono e inverno
23 de abril de 2018 1075 Visualizações

SAÚDE: Lavar as mãos é o primeiro passo para evitar as típicas doenças de outono e inverno

Com o outono, chegada do inverno e as condições climáticas de tempo seco e temperaturas amenas, o período se torna ideal para a proliferação de agentes alérgenos, vírus e bactérias. Nesta época é necessário redobrar os cuidados com a saúde, a fim de evitar as famosas irritações e infecções do trato respiratório.

Com as mudanças bruscas de temperatura e umidade do ar, crianças e idosos não podem se descuidar, pois são os mais atingidos durante o período. A infectologista Márcia Wakai destaca que durante essas estações é comum a circulação dos vírus dessas doenças. “As doenças mais comuns que a gente observa tanto nos plantões da pediatria, da clínica e também nos consultórios são as doenças que acometem o trato respiratório, tanto superior como inferior. São as famosas gripes e resfriados, doenças causadas por vírus que é muito comum circular a partir do outono”, disse.

Além dessas doenças, há também maior incidência de asma, rinite, amigdalite, meningite, entre outras. “Infelizmente essas doenças virais acabam sendo prolongadas. Às vezes, a pessoa tem sintomas de 10 a 14 dias, só que nesse meio tempo a pessoa acometida da infecção viral acaba tendo uma infecção bacteriana. Com isso, vêm as sinusites bacterianas, as otites e pneumonia. Tem muitas crianças internadas por pneumonia, que na verdade seria uma complicação da infecção das vias áreas”, explicou.

Alguns cuidados básicos são indispensáveis para evitar a contaminação com esses vírus. “Se a pessoa tem alguma possibilidade de ter síndrome gripal, o ideal é que a pessoa tenha um afastamento e fique em repouso, para evitar a contaminação de outras pessoas ao seu redor. A gente recomenda que se tossiu, espirrou, colocou a mão na boca para tentar evitar a disseminação dessas gotículas no ambiente, logo após, a pessoa vá ao banheiro e lave a mãos com água e sabão. O ideal é usar mais frequentemente este hábito da etiqueta da tosse”, explicou.

 

Fonte: DHoje Interior

Anterior REGIÃO: Incêndio destrói barraco e atinge fiação elétrica em área invadida
Next REGIÃO: Mulher é atropelada por motorista embriagado

Você pode gostar também

Saúde

SAÚDE: Comer rápido engorda e faz mal para o coração

Estudo recente mostra que os apressados na hora da refeição desenvolveram síndrome metabólica e ganho de peso. Seus motivos podem ser até razoáveis, a falta de tempo. Ok, você corre

Saúde

SAÚDE: Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país

Campanha do Ministério da Saúde vai até o dia 1º de junho  Começa hoje (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta