SAÚDE: Confira 7 dicas para evitar doenças de pele e aproveitar o verão
15 de janeiro de 2018 806 Visualizações

SAÚDE: Confira 7 dicas para evitar doenças de pele e aproveitar o verão

Dermatite atópica é uma das doenças crônicas e inflamatórias que surgem com maior intensidade nesta época do ano

Você sabe o que é dermatite atópica?

Cerca de 20% das crianças e até 3% dos adultos são afetados atualmente pela doença inflamatória, que é crônica e fica ainda mais grave com a chegada da estação mais quente do ano, o verão. A dermatite atópica é causada por um desequilíbrio do sistema imunológico, provocando a secura da pele, coceira extrema, lesões, rachaduras, inchaço e vermelhidão.

Para a dermatologista Cristina Laczynski, mestre da Faculdade de Medicina do ABC, coordenadora da instituição e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os cuidados são fundamentais aos portadores da doença. “Não existe recomendação para que estas pessoas evitem contato com quem não tem ou deixem de frequentar piscinas, por exemplo. É possível aproveitar seguindo algumas orientações gerais”, ela explica.

Abaixo, você confere 7 dicas importantes de prevenção da especialista:

1. Sol faz bem, mas com moderação

A exposição diária ao sol de 15 a 30 minutos pode ser uma aliada da saúde, contribuindo para a absorção do cálcio pelo organismo e o fortalecimento do sistema imunológico. No entanto, em excesso, pode ser um fator de irritação da pele. Não existe uma contra indicação do uso de protetores solares para os pacientes com a doença. Porém, é recomendado que se use produtos para peles sensíveis. É imprescindível usar o protetor antes e depois de nadar, mesmo em dias de pouco sol.

2. Banhos de mar e de piscina

Apesar da água salgada ter um poder anti-inflamatório que pode ser benéfico para quem tem dermatite atópica, o banho de mar não é recomendado para quem apresenta a doença nas formas moderada a grave, principalmente se a pele apresenta fissuras ou infecções secundárias. Por conta do cloro, os banhos de piscina devem ser sempre seguidos de duchas e hidratação.

3. É importante manter sempre a hidratação

O ressecamento da pele causa microfissuras que facilitam o contato com os agentes que desencadeiam os sintomas da dermatite atópica. Por isso, é importante mantê-la sempre hidratada. Recomenda-se utilizar loção sem perfume, ao menos duas vezes ao dia, de preferência sobre a pele já úmida. No verão, utilize um hidratante mais leve, de absorção rápida.

4. Ar condicionado: melhor evitar

Ventiladores e ar condicionados precisam ser higienizados periodicamente para evitar a proliferação de fungos e bactérias que podem causar irritação na pele. No verão, o uso de umidificador pode ser uma solução para amenizar a falta de umidade no ambiente, principalmente quando se faz uso do ar condicionado, pois o aparelho torna o ar mais seco.

5. Prática de esportes com moderação pode ser benéfica

A prática de esportes e atividades ao ar livre, em períodos mais frescos do dia, é benéfica para a saúde mental e física das pessoas. Porém no verão, o aumento da transpiração pode levar a sensação de coceira, agravando os sintomas da dermatite atópica. Com isso, é preciso avaliar cada caso, se exercitar com moderação e utilizar protetor solar específico, com poder de penetração e durabilidade maiores.

6. Usar roupas leves

É recomendado usar roupas leves, arejadas, de tecidos naturais como algodão, que ajudam na transpiração, além de evitar tecidos sintéticos. Para a praia ou piscina, outra sugestão é usar roupas com proteção solar. Não é recomendado que a criança ou o adulto fique com a roupa úmida sobre o corpo.

7. Cuidar do aspecto emocional e da autoestima

O estado emocional dos pacientes é afetado pelo constrangimento e estigma causados pelas lesões na pele, sintomas típicos da dermatite atópica, que, no verão, ficam mais evidentes devido ao uso de roupas mais leves. Estudo mostra que 51% dos pacientes com a patologia em sua forma moderada ou grave apresentam sinais de ansiedade e depressão. É importante que o paciente esteja sempre próximo de amigos e familiares que não deixam o preconceito e o isolamento tomar conta do cotidiano, bem como manter um acompanhamento médico e psicológico, se for o caso, em dia.

Fonte: acidadeon.com

Anterior BARRETOS: Operador de maquinas se lesiona ao sofrer queda de moto
Next BARRETOS: Estudante é abordado e roubado por três ladrões no bairro Marieta

Você pode gostar também

Policial

REGIÃO: Paciente tem curativo feito com adesivo de impressora

O caso ocorreu no CS (Centro de Saúde) Esmeraldina, que depois de um incêndio em 2017, passou a atender em locais improvisados A falta de insumos na rede pública de

Barretos

BARRETOS: Equipe do SAMU realiza parto dentro da ambulância

Na madrugada desta terça-feira a equipe do SAMU, composta pelo socorrista Itamar e pelo enfermeiro Marco Antônio, saíram para atender a uma ocorrência. A ocorrência se tratava de uma gestante

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta