REGIÃO: Paciente tem curativo feito com adesivo de impressora
11 de maio de 2018 1716 Visualizações

REGIÃO: Paciente tem curativo feito com adesivo de impressora

O caso ocorreu no CS (Centro de Saúde) Esmeraldina, que depois de um incêndio em 2017, passou a atender em locais improvisados

A falta de insumos na rede pública de saúde de Campinas causou uma situação inusitada no CS (Centro de Saúde) Esmeraldina. Um homem teve um curativo feito com adesivo utilizado em impressoras. Não havia esparadrapo na unidade para que o manejo fosse feito da forma correta.

Conforme a imagem mostra, um homem machucou a perna, na altura do tornozelo. Um curativo foi feito com gazes. Porém, na hora de fixar o pano, não havia esparadrapo, e por isso, um adesivo, utilizado em impressoras, foi adaptado como insumo da saúde.

A Prefeitura de Campinas informou, através de nota oficial, que licitação está em fase de conclusão e a situação será regularizada o quanto antes. Durante este período, a Secretaria de Saúde tem remanejado o item entre as unidades.

OUTROS PROBLEMAS 

A falta de insumos não é o único problema do CS Esmeraldina. De acordo com Lucio Rodrigues, conselheiro municipal de saúde, há falta de medicamento e de profissionais.

“O centro de saúde provisório fecha mais cedo por falta de segurança. Não temos clínico suficiente, não temos pediatra suficiente, não temos ginecologista, não temos nenhum dentista e nem psiquiatra”, contou.

“Está em estudo a realização de um concurso público, que inclui cargos para a Saúde. Estão sendo levantadas as necessidades de cada área e também os impactos financeiros das novas contratações. Além disso, está sendo avaliada a possibilidade de convocação de profissionais dos concursos em vigência. Desde 2013 foram realizados 11 concursos e processos seletivos voltados para a contratação de profissionais para a saúde. Mais de 2,5 mil servidores foram admitidos para a rede de saúde”, diz a nota oficial da prefeitura.

Sobre a falta de medicamento, a prefeitura respondeu que há 164 tipos de medicamentos disponíveis à população nas farmácias dos Centros de Saúde. É uma das cestas mais completas entre os municípios brasileiros.

OBRAS 

Em janeiro de 2017 ocorreu um incêndio na unidade. A unidade continua fechada e a população tem que se deslocar para um prédio improvisado ao lado da Administração Regional 09, que fica a 1 km de distância.

A Secretaria de Saúde informou que o novo Centro de Saúde do Esmeraldina será construído por meio do programa Saúde em Ação, uma parceria da Prefeitura de Campinas, Governo do Estado e BID. Na obra serão investidos R$ cerca de 3,5 milhões. Por enquanto, o atendimento permanecerá no prédio atual e não há previsão de alteração no horário de atendimento.

Fonte: acidadeon.com
Anterior REGIÃO: Homem agride pedreiro com uma pá
Next REGIÃO: Policial Militar salva criança de engasgamento em Matão-SP

Você pode gostar também

Policial

Mulher diz ter sido ameaçada e agredida no centro da cidade

Moradora no bairro Vida Nova, a senhora O.D.O., 40 anos, esteve no Plantão Policial informando que foi agredida e ameaçada pelo seu marido, o autor E.F., 57 anos, com quem

Policial

Ladrões rendem motorista na Rodovia Faria Lima e roubam 800 mil em carnes

Policiais Militares da cidade de Olímpia, foram acionados durante a madrugada a atenderem a uma ocorrência de roubo de carga na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, sendo que, de acordo com

Barretos

“Operação Discata”: Policia Civil de Barretos prende integrantes de facção criminosa envolvidos em tribunal do crime

Policiais cumpriram 17 mandados de busca e 16 mandados de prisão A Polícia Civil de Barretos, através de policiais civis da DIG e da DISE, desencadeou a “Operação Dicasta”, destinada

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta