REGIÃO: Jovem trans é espancada, esfaqueada e tem parte da orelha decepada por dupla
2 de março de 2021 831 Visualizações

REGIÃO: Jovem trans é espancada, esfaqueada e tem parte da orelha decepada por dupla

Vítima sofreu a violência na sexta-feira (26), segundo presidente de Comissão da OAB, e está internada na Santa Casa. Apesar de lei que obriga aviso à polícia, caso ainda não foi registrado.

Uma jovem trans de 21 anos foi brutalmente espancada por dois homens, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos (SP), na sexta-feira (26), segundo a presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município, Camila Marques.

A vítima teve os cabelos arrancados, parte da orelha decepada e levou diversas facadas pelo corpo. Ela está internada em estado estável na Santa Casa de Misericórdia.

Apesar da lei que obriga hospitais a notificarem casos de agressão contra mulheres à polícia em até 24 horas, o crime ainda não foi registrado pela Polícia Civil.

A Santa Casa informou que o registro deveria ter sido feito pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Aracy. Já a supervisão da Unidade de Pronto Atendimento do Cidade Aracy afirmou que, em casos como esse, grave, a “prioridade é sempre o bem-estar do paciente e a estabilização do mesmo” (veja abaixo os posicionamentos).

Violência
De acordo com a presidente da comissão, após a agressão, os homens jogaram a mulher em um matagal, provavelmente acreditando que ela estaria morta. A motivação do crime ainda é desconhecida.

“Ela se arrastou durante muito tempo até conseguir ajuda e ser levada para o hospital. A gente não sabe quanto tempo ela ficou tentando ajuda. Depois de ser internada, ela ficou inconsciente e só acordou nesta segunda-feira”, disse Camila.
Notificação
Desde dezembro do ano passado, a legislação obriga hospitais a notificarem casos de violência contra mulher em até 24 horas. Ao buscar o boletim de ocorrência, porém, a advogada descobriu que nenhuma autoridade foi notificada sobre a agressão.

“Foi uma tentativa de homicídio contra uma mulher trans. Será que se fosse uma pessoa branca, se fosse uma pessoa cis, isso estaria acontecendo? Porque isso é descaso do sistema. Mesmo que a gente enquanto pessoa não sejamos transfóbicos, o sistema ainda é e é por isso que as pessoas morrem”, afirmou Camila.

Segundo a advogada, o próximo passo será comunicar oficialmente as autoridades e registrar um boletim de ocorrência para que as investigações comecem e a vítima passe por exame de corpo de delito.

Camila disse que está em contato com a família da jovem para que o boletim seja registrado.

Santa Casa e prefeitura
Em nota, a assessoria de imprensa da Santa Casa informou ao G1 que a paciente deu entrada no hospital após ser encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Aracy e que, pelo protocolo, é a UPA quem deve acionar a polícia.

O G1 entrou em contato com a prefeitura e questionou sobre a notificação à polícia e sobre as acusações da advogada.

Em nota, a prefeitura informou que, como a vítima estava em estado grave e com rebaixamento do nível de consciência, o procedimento feito foi o de praxe para qualquer tipo de atendimento desse tipo: estabilizar e encaminhar o mesmo para um serviço de atendimento avançado com UTI caso o quadro geral do paciente se agrave, deixando assim por conta da unidade de referência o protocolo para caso de agressão.

A supervisão da UPA reafirma que atende todos sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, religião ou outra natureza, tratando a todos com o devido respeito e importância.

 

Fonte: G1

 

Anterior Vacinas evitam 80% das internações de idosos mesmo após só uma dose
Next Governo de SP deve anunciar nesta quarta mais regiões do estado na fase vermelha, após recorde de mortes e internados

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Reunião da prefeita Paula Lemos com representantes de academias

A prefeita Paula Lemos reuniu-se na manha desta quarta-feira, 27 de janeiro/21, no Auditório do Paço Municipal “Simão Antônio Marques – Librina”, com representantes de academias de Barretos. Participaram, o

Últimas Notícias

REGIÃO: Polícia registra queixas de clientes de banco sobre transferências sem autorização

Durante a noite deste sábado (24) a Central de Flagrantes registrou duas ocorrências sobre furto em contas registradas no banco Bradesco. A primeira vítima informou aos policias que precisou utilizar

Últimas Notícias

BARRETOS: Jovem é preso por receptação no bairro Nova Barretos

O indiciado M.G.J., 19 anos, morador na Alameda Júlio Calil, bairro Nova Barretos, foi preso pelos Policiais Militares, cabos Vieira e Garcia, os quais informaram que receberam denúncias de que

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta