REGIÃO: Família de Ribeirão Preto faz campanha para salvar Maria Vitória
9 de dezembro de 2017 936 Visualizações

REGIÃO: Família de Ribeirão Preto faz campanha para salvar Maria Vitória

Menina de 6 anos precisa de R$ 100 mil para tratar doença rara nos Estados Unidos

 A pequena Maria Vitória Tanimoto Braga enfrenta, aos seis anos, um grande desafio pela vida.Moradora do Parque Flamboyants, zona Leste de Ribeirão Preto, a menina é portadora de uma doença rara autoimune que somente poderá ser curada com um transplante de medula. Porém, uma pesquisa nos EUA com um medicamento pode trazer alívio ao tratamento da criança.

Segundo explica a médica Catherine Sonaly Ferreira Martins, a candidíase mucocutânea acomete Maria Vitória desde os primeiros meses de vida associada a uma hepatite autoimune, descoberta quando a menina tinha 2 anos de idade.

Por conta do problema, Maria Vitória tem graves lesões de pele e nas mucosas causadas por fungos, além do comprometimento do funcionamento do fígado, de acordo com a médica, que é alergista e imunologista.

O tratamento feito hoje no Brasil é à base de imunossupressores.

Contudo, um medicamento – o Ruxolitinib, que não é regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – usado em uma pesquisa americana do National Institute of Health (NIH) poderá controlar a autoimunidade hepática da menina.

#SalveMavi

Como a pequena Maria Vitória conseguiu ser incluída nessa pesquisa, o foco, agora, é tentar arrecadar aproximadamente R$ 100 mil para custear a viagem dela aos EUA e também a estadia da família. (veja abaixo como ajudar)

“Estimamos que o tratamento deva durar aproximadamente seis meses e seria muito importante para estabilizar o quadro de saúde”, afirma a médica, que é a tutora da campanha Salve Mavi.

Foi a médica Catherine Martins quem apresentou o caso de Maria Vitória a um pesquisador americano do NIH durante um congresso da área de imunodeficiência ocorrido em outubro.

Hoje na USP em São Paulo, a médica lembra quando cuidou da menina no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto. “Nós criamos um laço além do consultório”, conta, com afeto pela pequena.

A mãe de Maria Vitória, Daiane Tanimoto, 29, acredita que a ida para os EUA representa uma esperança. “Quem sabe? Estamos confiantes na chance de melhoras”, conta a mãe, que também é portadora de uma doença autoimune, o lúpus.

Inclusão

A mãe lembra que antes de descobrir o problema da menina, Maria Vitória tinha quadro febril recorrente e apresentava as fezes esbranquiçadas.

“Ela também chorava muito. Eu levava para os postinhos, mas ninguém descobria o que era até iniciar o tratamento no HC”, disse.

Para a mãe, a menina leva uma vida normal mesmo com a doença, porém há restrições alimentares e uma atenção especial com a exposição ao sol.

Mas, não são esses cuidados que preocupam a família. A discriminação e o isolamento social acenderam um sinal de alerta, pois podem refletir negativamente na criança.

“As pessoas chegam a se afastar da Maria Vitória. As crianças não se aproximam dela. Isso porque, talvez nem saibam o que ela tem”, desabafa.

Fonte: acidadeon.com

Anterior BARRETOS: Policiais Civis de Barretos prendem três e recuperam os três tratores roubados em fazenda nesta semana
Next BARRETOS: Força Tática prende homem por traficar drogas no bairro Dom Bosco

Você pode gostar também

Comércio

ECONOMIA: Saiba como economizar na compra de material escolar

Pesquisar o preço dos produtos, comprar com antecedência e listar só o que precisa estão entre as dicas para conseguir o melhor Todo início de ano vem recheado de contas

Primeira Página

DIESEL: Petrobras anuncia queda de 0,10% no preço da gasolina e recuo de 1,40%

Os novos valores valem a partir desta quarta-feira, dia 6. A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 5, um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 0,10% no preço da gasolina

Barretos

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 09/01/2018

ATENÇÃO:  O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTH SHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS:

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta