REGIÃO: Falso embaixador da ONU que forjou sequestro para fugir de casamento tem prisão decretada pela Justiça
28 de agosto de 2021 747 Visualizações

REGIÃO: Falso embaixador da ONU que forjou sequestro para fugir de casamento tem prisão decretada pela Justiça

De acordo com o processo, Marcelo Henrique Morato Castilho continua enganando pessoas no país, em especial advogadas e se apresentando como presidente do Observatório Brasileiro de Direitos Humanos de Brasília.

A juíza da 5º Vara Criminal de Rio São José do Rio Preto (SP), Gláucia Véspoli dos Santos Ramos de Oliveira, decretou a prisão preventiva do advogado Marcelo Henrique Morato Castilho, suspeito de fingir ocupar cargos de alto escalão para aplicar golpes do “casamento” em mulheres.

Na decisão da magistrada consta que Marcelo Castilho, com a ajuda da própria mãe, teria se aproximado de uma das vítimas dizendo ser embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) e ex-juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O advogado e a mulher iniciaram um relacionamento e, em pouco tempo, decidiram se casar. Marcelo, então, começou a fazer diversas exigências sobre a cerimônia, convencendo a vítima a arcar com as despesas.

“Dois dias antes do casamento, o réu teria desaparecido, fazendo com que chegasse até a vítima fotos dele amarrado e ajoelhado, simulando que fora sequestrado. A corré [mãe] teria corroborado a farsa, dizendo à vítima que os sequestrados exigiam o pagamento do resgate em espécie”, escreveu a juíza em um trecho da decisão.

Depois do fato ter sido amplamente divulgado pela mídia, outras mulheres se apresentaram à autoridade policial relatando ter sofrido golpe semelhante, segundo informações que constam no processo.

“Foi encaminhada denúncia anônima ao Ministério Público afirmando que Marcelo continua enganando pessoas pelo país a fora, em especial jovens mulheres advogadas, agora se apresentando como presidente do Observatório Brasileiro de Direitos Humanos de Brasília”, escreveu a magistrada em outro trecho da decisão.

Para a juíza Gláucia Véspoli dos Santos Ramos de Oliveira, os elementos colhidos indicam profissionalismo de Marcelo na prática de crimes de estelionato contra diversas vítimas mulheres, passando-se por pessoa da alta sociedade e convencendo-as a arcar com despesas de viagem, casamento, dentre outras.

“Ao que consta, o réu se valia do desejo cultural de contrair núpcias imposto às mulheres como facilitador da trama. Tais elementos indicam a periculosidade do agente, de personalidade voltada à prática criminosa contra o gênero feminino, reincidindo seguidamente nas condutas de engodo. Ademais, verifica-se que tais condutas teriam se iniciado em 2010, persistindo até os dias atuais, já contando com diversas vítimas, igualmente abaladas”, argumentou a juíza na decisão.

Por conta de todos os elementos, a magistrada decidiu decretar a prisão preventiva de Marcelo Castilho. No entanto, deixou de decretar a prisão da mãe do advogado, porque, embora existam indícios de participação nos crimes, o filho seria o protagonista dos golpes.

Até a publicação da reportagem, Marcelo não havia sido preso.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Testemunha informa nome e Polícia trabalha para esclarecer homicídio no Nadir Kenan
Next BARRETOS: Força Tática prende desempregado traficando drogas no bairro Santana

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Aposentado é morto a facadas em frente a um bar

Ele foi encontrado já sem vida caído em frente a um bar; polícia investiga o caso Um idoso de 65 anos foi morto a facadas no bairro das Hortênsias, na

Últimas Notícias

BARRETOS: Lavrador é preso após desacatar e ofender policiais no bairro Leda Amêndola

Os Policiais Militares, cabos Advaldo e Roberta, apresentaram na delegacia o lavrador S.A.S., 42 anos, morador no bairro Leda Amêndola, sob a acusação de desacato. Informaram os policiais que eles

Últimas Notícias

BARRETOS: Aposentada é vítima de golpe e paga boleto falso

Uma senhora de 62 anos, aposentada, moradora no bairro City Barretos e que se identificou como L.G.C.C., foi até a delegacia e informou que possui um financiamento de um veículo,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta