Pazuello diz que SUS vai priorizar todas as vacinas produzidas no Brasil, como a Coronavac
16 de dezembro de 2020 425 Visualizações

Pazuello diz que SUS vai priorizar todas as vacinas produzidas no Brasil, como a Coronavac

Ministro da Saúde falou que SUS vai priorizar todas as vacinas produzidas no Brasil. Pazuelo questionou ‘pra que essa ansiedade, essa angústia?’ ao falar sobre a imunização contra a Covid-19.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (16) que todas as vacinas fabricadas no Brasil terão prioridade no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os imunizantes priorizados está o produzido pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac.

“Todas as vacinas produzidas no Brasil, ou pelo Butantan, pela Fiocruz ou qualquer indústria, terão prioridade do SUS e isso está pacificado”, disse.
Em outubro, o ministro da saúde chegou a anunciar, em uma reunião virtual com mais de 23 governadores, a compra da vacina Coronavac. Mas, menos de 24 horas depois, a aquisição foi desautorizada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O governo federal lançou oficialmente nesta quarta-feira (16) o plano nacional de imunização. Segundo Pazuello, todos os estados da federação serão tratados “de forma igualitária” e “proporcional”. “Não haverá nenhuma diferença”, disse.

O ministro ainda questionou “pra que essa ansiedade, essa angústia?” ao falar sobre a vacinação contra a Covid-19.

“Vamos levantar a cabeça. Acreditem. O povo brasileiro tem capacidade de ter o maior sistema único de saúde do mundo, de ter o maior programa nacional de imunização do mundo, nós somos os maiores fabricantes de vacinas da América Latina. Pra que essa ansiedade, essa angústia? Somos referência na América Latina e estamos trabalhando”, afirmou.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, mais de 182 mil pessoas morreram por conta da Covid-19. Pazuello se solidarizou com as famílias das vítimas da pandemia e disse que “os números são duros”.

Na cerimônia desta quarta, Bolsonaro afirmo que a pandemia causada pelo coronavírus “nos afligiu desde o início”. Na época em que os primeiros casos começaram a surgir no Brasil, no fim de fevereiro, Bolsonaro disse que havia “histeria” em torno da doença.

Logística
O ministro afirmou que todos os brasileiros receberão a vacina de forma gratuita, nos postos de vacinação. “Vacinas registradas, vacinas garantidas em sua segurança e eficácia. Nós não podemos brincar com a saúde da população brasileira”, disse.

“Não se preocupem com a logística. A logística é simples, apesar do nosso país ser desse tamanho, nós temos estrutura, nós temos companhias aéreas, nós temos Força Aérea Brasileira, nós temos toda a estrutura já planejada e pronta”, afirmou.

Segundo Pazuello, o governo federal entregará o material para a imunização aos estados, que serão responsáveis pela logística e distribuição em seus territórios. Assim, os estados terão de fazer as vacinas chegarem nos municípios, que aplicarão as vacinas. O Ministério da Defesa auxiliará no trabalho.

“Onde que está o ‘Q’ da questão? No cronograma de distribuição e imunização, que é um anexo do plano. Esse cronograma depende de registro [da vacina]. Eu posso falar em hipóteses, nós temos mais de 300 milhões de doses já negociadas, algumas já com os recursos para isso”, disse.

Ao discursar na cerimônia de lançamento do plano, no Palácio do Planalto, Pazuello afirmou que há muita desinformação sobre a capacidade do Brasil de conduzir um programa nacional de imunização.

“Nossa imprensa que tem realmente sido fundamental na divulgação. O Brasil precisa que a imprensa divulgue as informações reais e que cheguem a todos os brasileiros”, disse.

Defesa da Anvisa
Pazuello ainda afirmou que não se pode colocar “em dúvida” a credibilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo registro de vacinas. O ministro reiterou que o órgão atua com base em “critérios técnicos e de segurança”.

“Cuidado com as pessoas que falam da nossa Anvisa. A Anvisa é a nossa referência e é uma referência mundial. E ela é independente, ela é uma agência de Estado”, disse.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Conselho da Alimentação Escolar reúne-se na secretaria de Educação
Next BARRETOS: Criada na atual gestão, Secretaria de Defesa Civil apresenta veículos, materiais e equipamentos adquiridos para sua estruturação

Você pode gostar também

Últimas Notícias

PITANGUEIRAS: Operador vira réu por suspeita de estuprar e roubar 8 mulheres

Segundo a Polícia Civil, metade das vítimas é casada com colegas de trabalho de Rodolfo Aparecido de Souza, de 37 anos. Testes de DNA comprovaram a autoria dos casos, diz

Últimas Notícias

Governo de SP mantém Ribeirão Preto, Franca e Barretos na fase amarela do Plano São Paulo

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (8) pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. O governo de São Paulo manteve, nesta sexta-feira (8), as regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos

Últimas Notícias

BARRETOS: Câmeras flagram mulheres furtando carteira com todo o pagamento de uma senhora idosa

A senhora M.M.C.N.S., costureira, 77 anos, moradora no centro da cidade, esteve na delegacia e informou que ela foi até a agência bancária em que é cliente, sacou a sua

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta