Operação Delta Fake: 13 foram presos suspeitos de fraude
20 de junho de 2017 3880 Visualizações

Operação Delta Fake: 13 foram presos suspeitos de fraude

Destes, três são servidores do DETRAN que já estão afastados dos cargos.

Dinheiro e armas apreendidas na operação Delta Fake, deflagrada pela Polícia Civil de Bebedouro (Foto: Divulgação/Deinter-3).

A operação Delta Fake, deflagrada na última segunda-feira (19), em Bebedouro, continua sendo cumprida na região. Até o momento, 29 pessoas prestaram esclarecimentos à Polícia Civil, sendo 16 mandados de condução coercitiva – forma impositiva de colher depoimentos – e 13 prisões temporárias. Três delas são funcionários do DETRAN que já estão afastadas dos cargos.

Leia mais:

Segundo o Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária), foram cerca de seis meses de investigação, a fim de desmantelar um esquema ilícito de “venda” de facilidades nos exames práticos para tirar CNH em sete cidades: Colombia, Barretos, Jaborandi, Olímpia, Colina, Guaíra e Bebedouro.

Na casa de um dos suspeitos, R$ 10 mil em notas trocadas foram apreendidas, além de dois revolveres em um segundo endereço – este foi indiciado por porte ilegal de armas. Detalhes da operação, nomes, funções em que operavam e sexo dos presos ainda não foram divulgados.

Em entrevista ao A Gazeta de Barretos Regional, publicada na edição desta terça-feira (20), o delegado João Osinski Junior explicou: “Existia uma grande preocupação porque o foco do esquema eram habilitações D e E [para condutores de ônibus e caminhão, respectivamente]”.

Outro lado

Por meio de nota, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) informou que os servidores vão responder a processo administrativo. “Se forem comprovadas irregularidades, poderão ser exonerados”. Já as autoescolas possivelmente envolvidas no esquema poderão ser descredenciadas. O Detran reiterou o compromisso de combater qualquer irregularidade.

Significado

O nome da operação é alusivo ao fato de que Delta representa a letra “D” no alfabeto fonético da polícia, que corresponde a uma das principais categorias da CNH com suspeita de fraude.

Também há a suspeita de que os alvos da operação se identificariam como delegados para a conferência de supostos valores indevidos. No meio policial, contudo, os delegados de polícia são conhecidos como “Deltas”.

Já o termo Fake significa algo que é falso ou é usado para definir um falso perfil em redes sociais.

Anterior Bomba estoura durante show e revolta dupla rio-pretense
Next Trabalhador tem até dia 30 para sacar o abono

Você pode gostar também

Policial

MG: Mulher tenta matar policial militar com faca em Planura

Um policial militar foi vítima de tentativa de homicídio em Planura, por volta das 2h10 desta quinta-feira, 10, durante uma ação policial no Bairro Jardim Orlando Peres. Um sargento da

Barretos

BARRETOS: Funileiro é preso ao ser abordado na Rua 30

O funileiro L.C.J., 36 anos, morador na Avenida 13, centro da cidade, foi apresentado preso no plantão policial pelos Militares, sargento Danilo e cabo Cantarim, os quais o abordaram na

Policial

BARRETOS: Motorista tem celular furtado em sua casa

O motorista J.I.B., 64 anos, morador na Avenida 7, centro da cidade, foi até a delegacia e informou que após terminar sua jornada de trabalho, chegou em sua casa e

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta