NOVEMBRO AZUL: Câncer de próstata atinge 4% dos cães com mais de 7 anos
16 de novembro de 2017 692 Visualizações

NOVEMBRO AZUL: Câncer de próstata atinge 4% dos cães com mais de 7 anos

Castração é a melhor forma de prevenir o desenvolvimento da doença, que se caracteriza pelo desenvolvimento de um tumor na glândula do sistema reprodutor masculino.

O câncer de próstata é silencioso em seu estado inicial. Por conta disso, assombra os homens. Mas o que muita gente não sabe é que a doença também atinge os animais de estimação. De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), aproximadamente 4% dos cães acima dos 7 anos desenvolvem a doença.

Este tipo de câncer se caracteriza pelo desenvolvimento de um tumor na glândula do sistema reprodutor masculino, que fica atrás da bexiga. Sua evolução lenta e silenciosa dificulta o diagnóstico. Por isso, exames são necessários para a descoberta da doença. “A identificação é feita através de exame físico com o toque retal, pois a próstata apresenta-se aumentada nestes casos. Além disso, exames de ultrassom são necessários para a confirmação do diagnóstico”, explica a médica veterinária Carla Storino Bernardes.

Assim como nos humanos, o aumento da próstata nos animais está relacionado à testosterona produzida pelos testículos. “O tratamento mais comum é a castração do animal, já que o distúrbio está ligado à produção de testosterona. A recuperação é favorável em 70% dos casos no período de até 90 dias após o procedimento. Em alguns quadros, é recomendada a retirada cirúrgica da próstata, o que não causa nenhum dano à saúde do cão”, observa Bernardes.

Sintomas e prevenção

Alguns sintomas podem estar relacionados à presença da doença, como aumento na frequência do xixi, gotejamento constante, sangue ou pus na urina. “Outros sinais que também indicam o câncer são dificuldade para defecar, fezes em forma de fita e dores abdominais nos casos mais severos”, alerta Carla.

Os sintomas relacionados ao câncer de próstata só aparecem no estado avançado da doença. Por isso, a melhor forma de prevenção, no caso dos animais, é a castração. “É o mais aconselhável para diminuir os riscos do câncer de próstata. Porém, caso os pets não tenham passado pelo procedimento, a prevenção deve ser realizada através de consultas frequentes ao médico veterinário”, recomenda a especialista.

Fonte: G1

Anterior REGIONAL: Mulher morre após bater em carro de motorista embriagado
Next MIRASSOL: Mulher é presa duas vezes em menos de 24 horas pelo mesmo crime

Você pode gostar também

Saúde

VACINAÇÃO: Estado de SP antecipa vacinação contra sarampo e paralisia infantil para o próximo sábado

Mais de 4 mil postos estarão abertos dia 3 de agosto para vacinar crianças de 0 a 5 anos. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu antecipar

Saúde

Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em nova etapa hoje (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças,

Saúde

BARRETOS: Enfrentamento ao Aedes segue mesmo durante a pandemia Covid19

Com base no cenário epidemiológico atual e levando em consideração o necessário enfrentamento a doenças como a Dengue, Zyka e Chikungunya, a Secretaria Municipal da Saúde de Barretos está garantindo

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta