Na fase laranja, Prefeitura de Barretos autoriza abertura de bares e restaurantes
29 de julho de 2020 1035 Visualizações

Na fase laranja, Prefeitura de Barretos autoriza abertura de bares e restaurantes

Consumo no local está liberado de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 14h, e de quinta-feira a domingo, das 18h às 23h. Personal trainers também trabalhar em academias.

Por meio de decreto que entrou em vigor nesta terça-feira (28), o prefeito de Barretos (SP), Guilherme Ávila (PSDB), autorizou a abertura de bares, lanchonetes, restaurantes, padarias, lojas de conveniência e sorveterias para atendimento ao público.

O consumo de alimentos nestes locais está permitido de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 14h, com tolerância até 14h30, e de quinta-feira a domingo, das 18h às 23h, com tolerância até 23h30. A operação por sistema de self service está proibida.

Além de estabelecimentos de alimentação, a Prefeitura liberou o trabalho de personal trainers em academias. É permitido um aluno a cada 15 metros quadrados e é obrigatório o uso de máscara. Aulas na piscina também foram autorizadas, mas com área de 4 metros quadrados para cada pessoa.

A permissão, no entanto, contraria determinação do governo estadual, que manteve a cidade na fase laranja do Plano São Paulo. Nesta etapa da retomada da economia diante da pandemia de Covid-19, além dos serviços essenciais, só podem funcionar lojas, shoppings, concessionárias de veículos e escritórios, com tempo de abertura limitado.

O consumo de alimentos no local e as atividades em academias só estão previstos a partir da fase amarela. A permanência de Barretos na fase laranja frustrou as expectativas do prefeito, que pediu um novo cálculo ao governo de SP nos dados apresentados.

Setor de alimentação
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Luis Peroni, a liberação foi aprovada pelo comitê de enfrentamento ao coronavírus em Barretos.

“Desde que não afetasse a saúde, a parte econômica, no que foi possível, avançou. No momento, o setor de bares e restaurantes estava clamando por isso e o comitê resolveu por bem fazer essa liberação.”

Ainda conforme o decreto, clientes que decidirem comer fora de casa só podem retirar a máscara quando estiverem acomodados. São permitidas até quatro pessoas por mesa, que devem estar distantes dois metros uma da outra. A capacidade máxima de ocupação é de 30% do total. Os pedidos devem ser feitos na própria mesa, assim como o pagamento da conta.

Crianças de até 12 anos não podem entrar. Clientes e donos que desrespeitarem as regras podem ser multados.

Os estabelecimentos devem oferecer álcool em gel e os funcionários também precisam seguir orientações sanitárias.

Dono de três restaurantes, Alexandre Pereira de Brito já demitiu oito pessoas desde o início da pandemia. Ele acredita que os cuidados exigidos para a liberação vão seguir por todos os comerciantes.

“Vamos aferir temperatura, vamos usar o álcool em gel, vamos colocar as embalagens descartáveis, para que as pessoas possam ter esse segurança.”

Novas medidas podem ser adotadas
Até terça-feira, Barretos tinha 2.109 casos confirmados de Covid-19 e 74 mortes causadas por complicações da doença. Nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a ocupação é de 73,07%.

O secretário de Desenvolvimento Econômico diz que a Prefeitura pode retroceder as medidas caso haja aumento nos números de moradores infectados e de mortes.

“A epidemia é uma coisa muito complicada, ela é facilmente alterada. A liberação depende do bom senso de todo mundo, da conscientização, com equilíbrio das medidas. Caso venha a complicar a situação, infelizmente a gente tem que voltar essa decisão atrás”, afirma Peroni.

 

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Zequinha Amêndola vai ter nova praça com quadra esportiva
Next BARRETOS: Homem é preso por receptação e policia recupera carro que havia sido furtado em Ribeirão Preto

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Mulher é agredida a pauladas pelo marido

Vítima teve corte profundo na cabeça, fratura no braço e vários ferimentos pelo corpo. Ela foi socorrida e levada para Santa Casa de Araçatuba, mas fugiu. Uma mulher de 30

Últimas Notícias

BARRETOS: Vias do Bairro Clementina são recapeadas em mais 7,3 mil metros quadrados

A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, está fazendo o recapeamento asfáltico na Rua Voluntários Umburama, no trecho entre as Avenidas 43 x

Últimas Notícias

AUXÍLIO EMERGENCIAL: Saque em dinheiro começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (27) o calendário de saques em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores que receberão o benefício por meio da poupança digital social. Para evitar

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta