MUDANÇAS: Projeto de lei obriga os presos a pagarem seus próprios custos na cadeia
8 de junho de 2018 2244 Visualizações

MUDANÇAS: Projeto de lei obriga os presos a pagarem seus próprios custos na cadeia

Na última quarta-feira (6), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou um projeto de lei que obriga os presos a ressarcirem o Estado, durante o período em que cumprirem suas penas, trabalhando ou por meio de recursos próprios, ou seja, sem descontar do contribuinte.

De autoria do senador Waldemir Moka (MDB-MS), a medida seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que algum outro senador entre com recurso para que seja analisada pelo Plenário.

O Projeto de Lei do Senado 580/2015 altera a Lei de Execução Penal para prever que o preso que reunir condições econômicas terá a obrigação de ressarcir o Estado das despesas com a sua manutenção no estabelecimento prisional. No caso de não possuir recursos próprios, o condenado deverá trabalhar para esse ressarcimento. A indenização do Estado também passa a figurar expressamente como um dever do condenado.

Para justificar o projeto, o senador argumenta que se a assistência material fosse suportada pelo preso, sobrariam recursos para serem aplicados na saúde, na educação e na infraestrutura do país. Atualmente, em média, cada preso gasta R$ 2.440 por mês.

Para o defensor público Júlio César Tanone, a proposta do senador é sedutora e bastante válida. Porém, dificilmente será aprovada devido as condições atuais do sistema penitenciário brasileiro.

“Alguns pontos devem ser analisados. O primeiro é que o projeto, hoje, tem a melhor das intenções, que é tirar do contribuinte da sociedade o custo do preso. Porém, o segundo ponto já começa aí e aí temos problemas, porque hoje já existe uma determinação para o preso trabalhar, mas menos de 10% das unidades penitenciárias oferecem essa opção”, explicou.

Segundo Tanone, atualmente 98% dos presidiários são pobres ou miseráveis. “Na prática, o projeto tem poucas chances de sair do papel. Está questão é uma equação muito complexa e não precisamos de mais projetos de lei. Precisamos de agentes que cumpram as leis que já existem. A proposta é muito sedutora e bastante válida, mas não será essa lei que vai viabilizar o trabalho. Então, ela só será eficaz se as unidades tiverem isso para oferecer. Esse projeto vem surfando na onda do aprisionamento seletivo”, afirmou.

 

Fonte: DHoje Interior

Anterior BARRETOS: Estudante tem bicicleta furtada no centro da cidade
Next EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 08/06/2018

Você pode gostar também

Barretos

BARRETOS: Funcionários flagram indivíduo tentando furtar em shopping

O indiciado G.R.S., 43 anos, foi apresentado na delegacia pelo A.H.S., 22 anos e pelo A.D.B., 22 anos, tendo os dois últimos informado que são funcionários do shopping, atuando no

Barretos

BARRETOS: Estelionatário aplica golpe em venda de veículo e vítima perde 8 mil

O senhor E.P.O., 66 anos, foi até a delegacia e relatou que ele é proprietário de uma motocicleta e seu filho, J.S.O., 25 anos, anunciou a venda do veículo na

Policial

Barretense morre após bater sua Moto contra boi na rodovia

Um motociclista de 27 anos morreu após bater com a moto contra um boi na rodovia Assis Chateaubriand, na noite da quarta-feira, 21, em Barretos. Segundo o Corpo de Bombeiros,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta