MINISTÉRIO DA SAÚDE: Campanha para aumentar número de jovens vacinados contra o HPV
13 de março de 2018 943 Visualizações

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Campanha para aumentar número de jovens vacinados contra o HPV

Objetivo é vacinar 10 milhões de meninos e meninas contra o vírus em 2018. Campanha também incluirá reforço de dose contra meningite C.

Ministério da Saúde espera vacinar 10 milhões de jovens contra o vírus HPV neste ano. Segundo a pasta, o número é o que falta para atingir 80% da população-alvo. A campanha, lançada na manhã desta terça-feira (13), foi divulgada após a apresentação de um estudo que revelou que a prevalência do papilomavírus humano ultrapassa os 50% no Brasil.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a ideia da campanha é aumentar o número de jovens vacinados. A faixa de vacinação para o HPV se mantém entre 9 e 14 anos para as meninas. Para os meninos, a idade recomendada é de 11 a 14 anos.

Além do HPV, a campanha incluirá o reforço da vacinação contra a meningite C. A primeira dose é geralmente aplicada até os 4 anos de idade. O Ministério da Saúde calcula que essa forma da doença é a mais prevalente entre as meningites bacterianas.

Assim como no caso do HPV, a campanha da vacinação contra a meningite focará nos pré-adolescentes: meninos de 11 a 14 anos e meninas de 12 e 13 anos.

Ricardo Barros reconheceu, em entrevista coletiva, que falta aproximar os jovens dos postos de vacinação para que as metas sejam alcançadas.

“Dificilmente a gente consegue levá-los [os jovens] à unidade de saúde”, ponderou Barros.

Ao todo, Ministério da Saúde vai gastar R$ 506,6 milhões para adquirir 14 milhões de vacinas contra o HPV e 493 milhões para a compra de 15 milhões de doses contra a meningite C.

Vacina contra o HPV em duas doses

A campanha também vai alertar sobre a necessidade de se tomar a vacina contra o HPV em duas doses – a segunda, cerca de seis meses depois da primeira. No ano passado, 79,2% das meninas, quase a meta do ministério, tomaram a dose inicial. Considerando a segunda etapa, o total não chegou a 50%.

A pasta estima, ainda, que cerca de 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano podem ser atribuídos ao vírus. Além disso, mais de 90% das ocorrências de câncer anal e 63% dos casos de câncer de pênis são causados pelo HPV, afirma o ministério.

Tipos de câncer que a vacina contra o HPV ajuda a previnir:

  • Colo do útero
  • Anal
  • Pênis
  • Vulva
  • Orofaringe

Combate às notícias falsas

Com a campanha veiculada nas redes sociais, o Ministério da Saúde espera enfrentar informações falsas que circulam em aplicativos de mensagens.

“Produzimos materiais para explicar o que é mito e o que é verdade sobre as vacinas”, afirmou a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Magda Domingues.

O ministério também espera reforçar o papel das prefeituras durante as campanhas. Por isso, a a ideia da pasta é concentrar a campanha nas escolas, afirma o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira. “Os gestores municipais devem trabalhar com os diretores durante o ano letivo”, afirmou.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Indivíduos invadem residência e furta celular alegando ser cobrança de dívida de drogas
Next BARRETOS: Posse ilegal de arma de fogo e apreensão de objeto

Você pode gostar também

Saúde

SAÚDE: Avião com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil

O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chegou nesta quinta-feira (29) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 19h30. Segundo o Ministério da Saúde (MS), as doses deverão ser usadas prioritariamente nas

Saúde

IMUNIZAÇÃO: Só vacina padrão da febre amarela dá certificado de viagem, diz Anvisa

No ato da vacinação, viajantes devem apresentar comprovante de viagem para receber dose de 0,5 ml. essoas que vão viajar para áreas que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta