Marco Aurélio manda soltar presos em 2ª instância, inclusive Lula
19 de dezembro de 2018 760 Visualizações

Marco Aurélio manda soltar presos em 2ª instância, inclusive Lula

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de dar uma decisão individual atendendo a um pedido do PC do B para suspender a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. A execução antecipada de pena é considerada um dos pilares da Lava Jato. A decisão de Marco Aurélio abre caminho para a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na liminar, o ministro determina a suspensão de execução de pena para aqueles que tenham sido presos sem que o processo tenha transitado em julgado, como é o caso de Lula.

“Bem assim a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação, reservando-se o recolhimento aos casos verdadeiramente enquadráveis no artigo 312 do mencionado diploma processual”, decide.

De 2016 pra cá, o plenário do Supremo já decidiu em três ocasiões distintas que é possível a prisão após a condenação em segunda instância.

O tema também veio à tona no julgamento de um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato – em abril deste ano, quando o Supremo negou por 6 a 5 conceder um habeas corpus ao petista.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, marcou para o dia de 10 abril do próximo ano o julgamento de duas ações declaratórias de constitucionalidade que tratam do tema. Os processos são de relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, que já cobrou diversas vezes que o assunto fosse analisado pelo plenário do Supremo.

Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que acaba de dar uma decisão individual atendendo a um pedido do PC do B.

Anterior EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 20/12/2018
Next Paulinho MacLaren planeja Barretos rápido e mais forte na Série A3 de 2019

Você pode gostar também

Primeira Página

Em carta, Palocci pede desfiliação do PT: ‘Somos um partido ou uma seita guiada por uma pretensa divindade?’

Político foi preso pela Operação Lava Jato e respondia a processo administrativo da legenda, por falas feitas contra o ex-presidente Lula.   O ex-ministro Antônio Palocci enviou nesta terça-feira (26),

Primeira Página

BARRETOS: Instituto O Amor realiza passeio com Grupo de Idosos

No último dia 05 de agosto o Instituto O Amor de Barretos, organizou passeio com os grupos de idosos dos seus 2 núcleos, localizados nos bairros Nova Barretos e Leda

Barretos

Falsa morte em Barretos é desmacarada

Está circulando nas Redes Sociais e no Watzzap fotos e um Vídeo onde dois indivíduos com um andaime se choca contra um fio de alta tensão são eletrocutados em frente

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta