LIÇÃO PRA VIDA TODA: 5 lições da jardinagem para as crianças
29 de setembro de 2017 723 Visualizações

LIÇÃO PRA VIDA TODA: 5 lições da jardinagem para as crianças

Escola de Campinas dá dicas de como incentivar os pequenos

 

Trazer as crianças para mais perto da natureza é uma boa pedida para estimulá-las a fazer atividades externa. Mexer com a terra pode trazer benefícios surpreendentes para elas, não é à toa que muitos enxergam a prática como uma terapia infantil.

Michele Fonseca, coordenadora pedagógica do Objetivo Barão Geraldo, reuniu cinco lições que a jardinagem pode trazer para os pequenos. Confira:

1) Cuidar do jardim é cuidar do outro. As crianças aprendem os recursos necessários para o desenvolvimento das plantas e, mais do que isso, elas vêm a necessidade e importância do cuidar, fazendo uma associação do que é necessário para cuidar de um jardim e delas mesmas.

2) Responsabilidade desde cedo. Valores comportamentais como, trabalho em equipe, colaboração, empatia e paciência são estimulados durante todo processo da jardinagem e horta que envolve a preparação da terra, o plantio da semente, a irrigação e o acompanhamento frequente, desenvolvendo também um senso de responsabilidade.

3) Ser curioso significa saber mais. No dia a dia da escola, oficinas como essas que trabalham o
conviver, brincar, participar, explorar e expressar, e oferecem condições para a criança viver a sua
infância de maneira ativa e questionadora, estimulando a sua curiosidade. Se a criança é curiosa, ela aprende mais e adquire mais conhecimento.

4) Mais contato com o verde e a família. É importante que os pais contribuam para o processo, envolvendo a criança em atividades semelhantes em casa, desde o plantio de pequenas hortas possíveis de serem cultivadas até mesmo nas varandas dos apartamentos, até o desenvolvimento de hortas comunitárias. É uma forma de manter um contato com o verde e também gerar um momento diferente com a família.

5) A alimentação saudável também é gostosa. Desde cedo é essencial que as crianças tenham contato com o meio ambiente. Através de práticas como o plantio e o cultivo de plantas e hortaliças, as crianças aprendem sobre alimentação saudável. O cultivo de hortaliças, por exemplo, ajuda a criar o interesse na utilização dessas verduras em sua própria alimentação, despertando hábitos saudáveis e nutritivos.

Anterior SERTÃOZINHO: Esse mundo ta perdido! Vereador Atrapalhado foi fazer pegadinha e apanhou muito. Tudo foi gravado!
Next Morre 2 vítimas do acidente do caminhão que explodiu

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/4/97/12/agazetadebarretos/public_html/wp-content/themes/trendyblog-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Você pode gostar também

Barretos

BARRETOS – ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DURANTE A FESTA DO PEÃO

Com finalidade de reforçar a segurança durante todo o período da 62ª Festa do Peão de  Boiadeiro de Barretos, o 33º Batalhão de Polícia Militar de Barretos passou a contar, desde a abertura

Policial

BARRETOS: Ladrões furtam quatro notebooks em clínica veterinária

Na delegacia esteve a vítima R.F.B.P., informando que esteve em sua clínica veterinária, no bairro América, das 10h30 até as 12 horas, quando então deixou o local, retornando somente as

Policial

BARRETOS: Estudante tem carteira com R$1500.00 furtada

A estudante A.B.L.S., 20 anos, moradora no bairro Christiano Carvalho, esteve no Distrito Policial informando que ela estava na faculdade em que estuda e assistiu normalmente suas aulas até hás

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta