LIÇÃO PRA VIDA TODA: 5 lições da jardinagem para as crianças
29 de setembro de 2017 794 Visualizações

LIÇÃO PRA VIDA TODA: 5 lições da jardinagem para as crianças

Escola de Campinas dá dicas de como incentivar os pequenos

 

Trazer as crianças para mais perto da natureza é uma boa pedida para estimulá-las a fazer atividades externa. Mexer com a terra pode trazer benefícios surpreendentes para elas, não é à toa que muitos enxergam a prática como uma terapia infantil.

Michele Fonseca, coordenadora pedagógica do Objetivo Barão Geraldo, reuniu cinco lições que a jardinagem pode trazer para os pequenos. Confira:

1) Cuidar do jardim é cuidar do outro. As crianças aprendem os recursos necessários para o desenvolvimento das plantas e, mais do que isso, elas vêm a necessidade e importância do cuidar, fazendo uma associação do que é necessário para cuidar de um jardim e delas mesmas.

2) Responsabilidade desde cedo. Valores comportamentais como, trabalho em equipe, colaboração, empatia e paciência são estimulados durante todo processo da jardinagem e horta que envolve a preparação da terra, o plantio da semente, a irrigação e o acompanhamento frequente, desenvolvendo também um senso de responsabilidade.

3) Ser curioso significa saber mais. No dia a dia da escola, oficinas como essas que trabalham o
conviver, brincar, participar, explorar e expressar, e oferecem condições para a criança viver a sua
infância de maneira ativa e questionadora, estimulando a sua curiosidade. Se a criança é curiosa, ela aprende mais e adquire mais conhecimento.

4) Mais contato com o verde e a família. É importante que os pais contribuam para o processo, envolvendo a criança em atividades semelhantes em casa, desde o plantio de pequenas hortas possíveis de serem cultivadas até mesmo nas varandas dos apartamentos, até o desenvolvimento de hortas comunitárias. É uma forma de manter um contato com o verde e também gerar um momento diferente com a família.

5) A alimentação saudável também é gostosa. Desde cedo é essencial que as crianças tenham contato com o meio ambiente. Através de práticas como o plantio e o cultivo de plantas e hortaliças, as crianças aprendem sobre alimentação saudável. O cultivo de hortaliças, por exemplo, ajuda a criar o interesse na utilização dessas verduras em sua própria alimentação, despertando hábitos saudáveis e nutritivos.

Anterior SERTÃOZINHO: Esse mundo ta perdido! Vereador Atrapalhado foi fazer pegadinha e apanhou muito. Tudo foi gravado!
Next Morre 2 vítimas do acidente do caminhão que explodiu

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/4/97/12/agazetadebarretos/public_html/wp-content/themes/trendyblog-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Você pode gostar também

Policial

BARRETOS: Desempregado é preso após furtar máquina de lavar em residência

O desempregado L.C.F.M., 43 anos, foi preso pelo crime de furto, sendo informado pelos Militares, cabos Garcia e Robert, que eles estavam em patrulhamento, ocasião em que se depararam com

Policial

BARRETOS: Aluno diz que está sendo ameaçado por professor

Uma mulher de 39 anos, moradora no bairro Luís Spina, esteve no Distrito Policial acompanhada por seu filho, um adolescente de 13 anos, que estuda em uma escola da rede

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta