LIÇÃO PRA VIDA TODA: 5 lições da jardinagem para as crianças
29 de setembro de 2017 1277 Visualizações

LIÇÃO PRA VIDA TODA: 5 lições da jardinagem para as crianças

Escola de Campinas dá dicas de como incentivar os pequenos

 

Trazer as crianças para mais perto da natureza é uma boa pedida para estimulá-las a fazer atividades externa. Mexer com a terra pode trazer benefícios surpreendentes para elas, não é à toa que muitos enxergam a prática como uma terapia infantil.

Michele Fonseca, coordenadora pedagógica do Objetivo Barão Geraldo, reuniu cinco lições que a jardinagem pode trazer para os pequenos. Confira:

1) Cuidar do jardim é cuidar do outro. As crianças aprendem os recursos necessários para o desenvolvimento das plantas e, mais do que isso, elas vêm a necessidade e importância do cuidar, fazendo uma associação do que é necessário para cuidar de um jardim e delas mesmas.

2) Responsabilidade desde cedo. Valores comportamentais como, trabalho em equipe, colaboração, empatia e paciência são estimulados durante todo processo da jardinagem e horta que envolve a preparação da terra, o plantio da semente, a irrigação e o acompanhamento frequente, desenvolvendo também um senso de responsabilidade.

3) Ser curioso significa saber mais. No dia a dia da escola, oficinas como essas que trabalham o
conviver, brincar, participar, explorar e expressar, e oferecem condições para a criança viver a sua
infância de maneira ativa e questionadora, estimulando a sua curiosidade. Se a criança é curiosa, ela aprende mais e adquire mais conhecimento.

4) Mais contato com o verde e a família. É importante que os pais contribuam para o processo, envolvendo a criança em atividades semelhantes em casa, desde o plantio de pequenas hortas possíveis de serem cultivadas até mesmo nas varandas dos apartamentos, até o desenvolvimento de hortas comunitárias. É uma forma de manter um contato com o verde e também gerar um momento diferente com a família.

5) A alimentação saudável também é gostosa. Desde cedo é essencial que as crianças tenham contato com o meio ambiente. Através de práticas como o plantio e o cultivo de plantas e hortaliças, as crianças aprendem sobre alimentação saudável. O cultivo de hortaliças, por exemplo, ajuda a criar o interesse na utilização dessas verduras em sua própria alimentação, despertando hábitos saudáveis e nutritivos.

Anterior SERTÃOZINHO: Esse mundo ta perdido! Vereador Atrapalhado foi fazer pegadinha e apanhou muito. Tudo foi gravado!
Next Morre 2 vítimas do acidente do caminhão que explodiu

Você pode gostar também

Policial

BARRETOS: Ladrões furtam vaso de bronze no cemitério municipal

Um homem de 48 anos, que se identificou como A.M.P., informou na delegacia que ele foi até o cemitério municipal para visitar os túmulos de seus familiares, ocasião em que

Barretos

BARRETOS: Homem é detido por desobediência e adolescentes por posse de drogas na Avenida Messias Gonçalves

O auxiliar de serviços gerais R.S.P., 29 anos, morador no bairro Derby Clube, foi apresentado na delegacia pelos Militares, sargento Rezende e cabo Hilton, tendo eles informado que realizavam patrulhamento

Barretos

BARRETOS: Aposentado tem movimentação indevida em sua conta e antecipação de seu 13º salário

A cozinheira S.M.P., 54 anos, noticiou na delegacia que o seu pai, um senhor de 76 anos, padece do mal de Parkinson, estando aposentado. Ainda de acordo com a declarante,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta