GUARACI: Polícia Ambiental apreende pássaros e aplica multa de mais de 650 mil ao infrator
29 de junho de 2020 763 Visualizações

GUARACI: Polícia Ambiental apreende pássaros e aplica multa de mais de 650 mil ao infrator

Policiais militares Ambientais de Barretos, após receberem denúncia sobre um indivíduo que estaria mantendo e comercializando aves nativas sem autorização no município de Guaraci, foram até aquela cidade, averiguar a mesma.

Quando lá chegaram, os policiais constataram que se tratava de uma chácara, com um imóvel em construção, e ali foram localizadas 186 aves da fauna silvestre, da espécie Canário da terra, que estavam sendo mantidas em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental competente e em situação de maus-tratos, já que estavam em gaiolas e viveiros totalmente sujos e inapropriados.

Foi também observado que algumas aves possuíam lesões, e das 186 aves apreendidas, quatro possuíam anilhas de identificação do órgão ambiental, mas após conferência, detectou-se que as mesmas eram falsas.

Em buscas pelo sítio os policiais encontraram várias gaiolas, alçapões, transportadores, estilingue, rede de captura de animais, armadilhas e outras 33 anilhas falsas, sendo também verificado que o proprietário do imóvel é criador devidamente cadastrado no IBAMA, porém a conduta de manter aves silvestres em cativeiro sem anilhas, com anilhas falsas, bem como em situação de maus-tratos, caracteriza infração administrativa e crime.

Os policiais informaram que, em virtude dos materiais de caça localizados, é possível indicar que as aves não nasceram em cativeiro, mas foram capturadas na natureza, e eram “esquentadas” com anilhas falsas.

Diante dos fatos, o responsável recebeu um auto de infração ambiental no valor total de R$651.000,00 (Seiscentos e cinquenta e um mil reais) e responderá pelos crimes de manter aves em cativeiro e maus-tratos, com penas máxima de 1 ano de detenção, bem como pelo crime de falsificação de selo público, com pena máxima de 6 anos de reclusão.

A aves sem anilhas foram reintroduzidas em uma mata nativa local, após laudo veterinário, haja vista apresentarem sinais de recente captura na natureza, enquanto que as aves com anilhas e lesionadas foram encaminhadas para um centro de triagem para avaliação, sendo ainda providenciada a destruição das gaiolas.

Anterior BARRETOS: Bairros América e Nova América ganham recapeamento asfáltico
Next BARRETOS: Polícia detém indivíduo e apreende simulacro de arma

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Homem e adolescente são baleados em frente a padaria

Segundo o B.O., suspeito fugiu após o crime; adolescente teria sido alvo de bala perdida. Duas pessoas foram baleadas em frente a uma padaria na Avenida Monte Aprazível, em São

Últimas Notícias

BARRETOS: Desempregado é preso após arrombar e furtar supermercado

O desempregado R.F.F.L., 30 anos, morador no bairro Ibirapuera, foi preso pelos Militares, tenente Ricobello e cabo Reis, pelo crime de furto em um supermercado. Segundo consta, por volta das

Últimas Notícias

REGIÃO: Irmãs são presas suspeitas de matar homem com golpe de faca

Vítima foi esfaqueada dentro do imóvel onde morava e caminhou para pedir socorro até um posto de combustíveis, onde caiu e não resistiu aos ferimentos. Jovens confessaram o crime e

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta