Especialista e docente do UNIFEB esclarece como fica a guarda compartilhada dos filhos durante a quarentena
8 de abril de 2020 448 Visualizações

Especialista e docente do UNIFEB esclarece como fica a guarda compartilhada dos filhos durante a quarentena

Pais divorciados, guarda compartilhada dos filhos, como equacionar essa realidade tão presente nos dias atuais à recomendação da Organização Mundial de Sáude para que famílias fiquem em isolamento familiar para conter o contágio do corovírus? E como ficam as visitas combinadas quando a guarda é de um só?

A advogada e professora do curso de Direito do UNIFEB na área do Direito de Família, Letícia de Oliveira Catani Ferreira, esclarece que os pais divorciados, principalmente aqueles que estejam com a guarda do filho, devem fazer o isolamento domiciliar do menor, conforme as orientações da OMS  e do Ministério da Saúde.

“Trata-se de um momento muito delicado, por isso é necessário seguir todas as recomendações dos órgãos de saúde. Não devemos esquecer que crianças e adolescentes são seres em desenvolvimento, suscetíveis e dependentes dos seus pais, portanto, merecem um cuidado especial. O isolamento é importante, pois, evita que os jovens funcionem como vetores e também possam contrair o vírus. As crianças portadoras de problemas respiratórios crônicos poderão apresentar quadro agravado da doença, e no exercício responsável do poder familiar é necessário que os pais preservem os filhos, isolando-os nesse período crítico para a proteção integral deles, que embora não estejam princípios expressos, estão preconizados nos dispositivos protetivos à criança em nossa Constituição Federal e no

Estatuto da Criança e do Adolescente”, esclarece doutora Catani.
Durante o isolamento domiciliar, o pai ou mãe que não convive diariamente com o filho pode manter contato com o menor a partir do uso de meios tecnológicos, como as chamadas de vídeos, pois a prioridade é a preservação da saúde do menor.

“As medidas alternativas que encontramos na tecnologia servem para as relações profissionais, educacionais e também para fomento dos laços familiares. Por óbvio que nada substitui o calor humano e o contato físico, mas temos direitos importantes sendo considerados nesse momento: Direito de exercício do poder familiar com todos os seus acessórios (alimentos, cuidados inerentes à guarda, visitação, etc…) e a preservação da vida e saúde do menor. Nessa esteira, creio que a vida seja o direito mais importante nesse contexto que vivemos.”, pontuou.

Ainda de acordo com a docente do UNIFEB, em uma situação que ambos, pai e mãe, estejam infectados com o coronavírus, “é necessário que a criança fique segura, enquanto os pais se recuperem. Portanto, devem ser observadas as possibilidades na família, e dar preferência aos mais próximos e que tenham maior afinidades com aquele menor, como os avós, os tios, os irmãos maiores de idade, sejam eles, maternos ou paternos”.

Outras dúvidas que os pais tiverem sobre a guarda compartilhada dos filhos durante o período de quarentena podem falar com o advogado de confiança da família, que muitas vezes até já possui o histórico dos fatos, ou com a Defensoria Pública do município. Tanto os profissionais liberais, quanto os defensores públicos, estão realizando atendimentos pelo telefone ou aplicativo de mensagens do celular, o “WhatsApp”, excepcionalmente nesta fase de quarentena.

 

 

Fonte: Drª. Letícia deOliveira Catani Ferreira

Anterior BARRETOS: “Menor” é apreendido traficando drogas no Mutirão da Vila Gomes
Next Governo edita MP para isentar consumidores de baixa renda do pagamento da conta de luz

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Ladrões furtam nove cabeças de gado em estância

Proprietário de uma estância situada no KM 3, da Estrada Buracão, o agricultor L.C.P., 64 anos, relatou na delegacia que ao verificar o seu rebanho, ele deu pela falta de

Últimas Notícias

BARRETOS: Desempregado é preso por tráfico de drogas no bairro Zequinha Amêndola

O desempregado C.M.F.S., 28 anos, morador no bairro Zequinha Amêndola, foi preso pelos Policiais Militares, cabo Sichinelli e soldado Wanderson, os quais também apresentaram na delegacia um telefone celular e

Últimas Notícias

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 7,2 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.377 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (3) à noite no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Os números sorteados foram 05 – 18 – 29 –

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta