EDUCAÇÃO: MEC divulga nota do Enem e antecipa inscrição no Sisu
19 de janeiro de 2018 917 Visualizações

EDUCAÇÃO: MEC divulga nota do Enem e antecipa inscrição no Sisu

Prazo para tentar uma das vagas foi antecipado em quase uma semana

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta quinta-feira, dia 18, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A ocasião também foi usada para anunciar a antecipação da data de abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, a inscrição para concorrer a uma vaga em universidades federais e institutos tecnológicos foram antecipadas para segunda-feira, dia 23 de janeiro. O prazo encerra-se no dia 26. Antes, elas estavam previstas para o dia 29, com encerramento em 1º de fevereiro.

De acordo com o ministro, o motivo da antecipação seria apenas “saciar a ansiedade” dos candidatos. O cronograma das demais seleções da pasta, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), segundo ele, permanece inalterado.

O Prouni, que dá acesso a bolsas integrais e parciais em universidades particulares, está com inscrições marcadas para entre os dias 6 e 9 de fevereiro. A lista de instituições e cursos que serão oferecidos em Rio Preto e região ainda não foi divulgada. A nota do Enem também permite acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Notas

Segundo o MEC, das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 registraram nota 1.000. Os motivos para zerar foram fuga ao tema (5,01%), prova em branco (0,80%), texto insuficiente (0,33%), parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), cópia do texto motivador (0,09%) e outros motivos (0,03%).

Em 2017, participaram do Enem 6,73 milhões de estudantes. Em Rio Preto, foram 13 mil candidatos. Neste ano, o exame será aplicado em 4 e 11 de novembro. O edital será publicado em 21 de março. As inscrições serão realizadas de 7 a 18 de maio.

Os resultados dos participantes com menos de 18 anos, chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações.

Onde usar a nota do Enem

Sisu

  • Sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem
  • Inscrições: de 23/1 a 26/1

Prouni

  • Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas
  • Inscrições: de 6/2 a 9/2

Fies

  • Programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
  • Inscrições: a definir

Outras faculdades

Algumas universidades públicas e privadas não aderem ao Sisu ou Prouni, mas utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos. Algumas instituições utilizam a nota em substituição à primeira fase do vestibular; outras, como complemento à nota – caso da Unesp. Para saber se a nota do Enem é aceita, o Ministério da Educação recomenda entrar em contato diretamente com a universidade escolhida.

Fonte: Diário da Região

Anterior EMPREGO: VAGAS PARA HOJE 19/01/2018
Next BARRETOS: Homem é vitima de estelionato por empresa de recuperação de crédito

Você pode gostar também

Educação

ENEM 2018: Gabarito oficial sai na quarta (14)

Nesta segunda (12), o G1 fará um programa ao vivo às 14h com professores explicando as 10 questões mais difíceis e polêmicas do Enem. O gabarito oficial do Exame Nacional

Social

EDUCAÇÃO: Senac realiza neste sábado o Senac Casa Aberta 2018

Neste próximo dia 18 de agosto (sábado) às Unidades do Senac São Paulo abrem suas portas para o Senac Casa Aberta 2018, um evento que compõe: trajetórias profissionais inspiradoras, empreendedorismo, negócios

Barretos

BARRETOS: 1º SIMPÓSIO DA ÁREA DE ENFERMAGEM DE BARRETOS

A área da saúde tem crescido muito nos últimos anos em Barretos e em sua região, segundo a ABARPEn (Associação Barretense dos Profissionais de Enfermagem), contamos atualmente com cerca de

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta