DIA MUNDIAL DO DIABETES: se não tratada corretamente, doença pode causar cegueira
13 de novembro de 2020 170 Visualizações

DIA MUNDIAL DO DIABETES: se não tratada corretamente, doença pode causar cegueira

A Retinopatia Diabética é uma das mais frequentes complicações do diabetes e a principal causa de cegueira adquirida

De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de pessoas no mundo têm diabetes – somente no Brasil, são mais de doze milhões diagnosticadas. Para conscientizar as pessoas sobre a doença, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a OMS denominaram o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

Neste mês de conscientização da prevenção e dos cuidados com o diabetes, o médico oftalmologista do Hospital do Olho de Rio Preto – HORP, Rodrigo César, alerta que, se não tratada corretamente, essa doença pode trazer complicações graves para o paciente, entre elas a Retinopatia Diabética (RD), considerada a primeira causa da perda de visão em adultos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

“Os olhos são um dos principais órgãos afetados pelo diabetes não controlado. A RD afeta os pequenos vasos da retina e, se não tratada com antecedência, pode causar cegueira irreversível”, afirma.

Nem sempre a retinopatia apresenta sintomas, por isso, o acompanhamento regular do paciente diabético com um oftalmologista é tão importante. “É essencial que, quando diagnosticada com diabetes, a pessoa realize periodicamente o exame de mapeamento de retina. Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente o aparecimento da Retinopatia Diabética, fazer o tratamento adequado quando necessário e manter a visão saudável”, assegura.

Ainda segundo o especialista, o diabetes também pode ocasionar outras doenças oculares como catarata e glaucoma. “Ambas possuem tratamento e quanto antes iniciá-lo, menor será o risco de perda da visão”.

Para prevenir a Retinopatia Diabética, a dica mais importante, assim como para as outras complicações citadas, é manter os níveis de açúcar no sangue controlados e realizar visitas regulares ao médico oftalmologista.

Fonte: HORP – Hospital do Olho de Rio Preto

Anterior Eleitores de Ribeirão Preto, Franca, Sertãozinho e Barretos têm novos locais de votação
Next BARRETOS: Juíza proíbe agendamento de carreatas na véspera das eleições

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/4/97/12/agazetadebarretos/public_html/wp-content/themes/trendyblog-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Vinte um atletas morrem em ultramaratona na China

Corrida, de 100 quilômetros, começou no sábado Vinte e uma pessoas morreram durante uma ultramaratona na província de Gansu, no noroeste da China. A corrida, de 100 quilômetros (km), começou

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 24/01/2019

ATENÇÃO:  O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTH SHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS:

Últimas Notícias

LUTO: Faleceu hoje o empresário Ulisses Turbinasom

O empresário Ulisses Turbinasom, conhecido e admirado em Barretos por seu trabalho com som e iluminação em festas e eventos, veio a falecer no final da manhã de hoje 19/02/2019,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta