CURIOSIDADE: Quatro motivos para incluir a uva-passa em sua dieta
9 de novembro de 2018 1538 Visualizações

CURIOSIDADE: Quatro motivos para incluir a uva-passa em sua dieta

Pesquisas indicam que a fruta ajuda a prevenir doenças como osteoporose, câncer intestinal e até doenças crônicas e degenerativas; além disso, são ideias para a nutrição esportiva

Famosa pela polêmica que sempre causa em épocas natalinas, a uva-passa é uma das frutas secas com os maiores benefícios para a saúde. Fonte riquíssima de diversos nutrientes, a uva-passa é um alimento que pode ajudar a prevenir diversas doenças e auxiliam na execução de atividades físicas, como explica Fernanda Bliharscki, nutricionista da Importadora de Frutas La Violetera – importadora paranaense de alimentos.

“É um produto com minerais e probióticos que, aliados a uma dieta saudável, podem tornar a alimentação e a saúde cada vez melhor. Inclua na sua dieta diária e descubra os benefícios”, afirma a especialista.

1. Previne a osteoporose e auxilia o crescimento ósseo

A uva-passa tem a presença do boro, um mineral associado à manutenção da saúde óssea, com efeito preventivo e terapêutico na osteoporose. “Com isso, podemos afirmar que a uva-passa é um alimento muito importante para idosos, mulheres na pós-menopausa e crianças, públicos que geralmente sofrem com problemas ósseos”, destaca a nutricionista da La Violetera.

2. São ideais para a nutrição esportiva

As uvas-passas são ideais para a nutrição esportiva, já que ajudam a promover a disponibilidade de carboidratos e manter os níveis de glicose no sangue. “Um estudo recente comparou as passas com um gel comercial, baseado em sacarose e alto índice glicêmico, para ver se algum deles ofereceu a um grupo de ciclistas uma vantagem de performance e não houve diferença no desempenho durante 15 minutos de exercício”, conta Fernanda. Os pesquisadores concluíram que as passas, sendo mais baratas que os géis desportivos e uma fonte de nutrientes naturais, oferecem uma vantagem para os atletas.

3. Ajudam a prevenir o câncer e equilibrar a flora intestinal

A uva-passa é rica em frutanos, probióticos formados a partir dos açúcares nas uvas durante o processo de desidratação. As próprias uvas frescas não possuem um nível detectável. “Os frutanos auxiliam na maior absorção das fibras presentes na fruta e ajudam a regular as funções intestinais, atuando como agente que estimula a flora intestinal que, quando equilibrada, é essencial para a saúde. Além disso, auxilia na prevenção de câncer colorretal”, destaca a nutricionista da La Violetera. Segundo ela, 7g de frutanos por dia são suficientes para garantir benefícios à saúde humana. “Uma porção de uva-passa fornece cerca de 1/3 desse montante.

4. Possui ação antioxidante

A fruta possui um alto nível de polifenóis, potente antioxidante presente em todas as plantas, que protegem os constituintes celulares contra os danos oxidativos. “As passas são as únicas entre frutas e nozes com conteúdo alto de agentes antioxidantes, como: os ácidos fenólicos, caftárico e cárdico”, destaca Fernanda Bliharscki. Os polifenóis podem ainda auxiliar, a longo prazo, na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

 

Fonte: acidadeon.com

Anterior BARRETOS: Ladrão aplica golpe no centro da cidade e operador de maquinas perde quase R$1.200.00
Next BARRETOS: Casal registra queixa por perturbação de sossego no bairro San Diego

Você pode gostar também

Barretos

BARRETOS: Em três anos registramos 200 mortes com doenças do pulmão e 80% eram tabagistas

No Dia Mundial Sem Tabaco, que é lembrado todo o dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Amor, realizaram atividades na Praça Francisco Barreto

Policial

REGIÃO: Recém-nascida leva 25 pontos na cabeça após ser cortada com bisturi durante parto

Menina precisou ficar internada durante seis dias na Santa Casa de Araçatuba (SP). Hospital ainda não se posicionou sobre o caso, que será investigado pela polícia. A Polícia Civil vai

Saúde

SÃO PAULO: Parques e zoológicos fecham após morte de macaco com febre amarela

Parques e zoológicos fecham após morte de macaco com febre amarela Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade de São Paulo, serão temporariamente fechados a partir

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta