17 de agosto de 2017 0 292 Visualizações

Contran antecipa implementação da CNH eletrônica

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu antecipar a implantação, pelos estados, da nova Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Por meio de uma pequena alteração no texto legal em vigor desde julho deste ano, o conselho responsável por regulamentar as normas de trânsito estabeleceu que os órgãos estaduais devem implantar o novo sistema até 1º de fevereiro.

Pela Resolução 684, de 25 de julho, os órgãos e entidades de trânsito dos estados e do Distrito Federal deveriam estar aptos a fornecer e fiscalizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica a partir de 1º de fevereiro de 2018. Já a Resolução 687, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16), estabelece que os estados devem estar aptos a fazê-lo até 1º de fevereiro de 2018.

Segundo a assessoria do Ministério das Cidades, pasta responsável por coordenar o Sistema Nacional de Trânsito, a antecipação foi aprovada em virtude da conclusão do aplicativo para aparelhos do tipo smartphone. Com a mudança, os departamentos de Trânsito (Detrans) podem começar a testar a emissão do documento digital – que será opcional, uma vez que a habilitação impressa continuará a ser emitida.

O aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio de seus próprios telefones celulares. O documento digital terá a mesma validade da habilitação física, que continuará sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de trânsito estaduais.

Os agentes de trânsito poderão checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que fará a leitura do QRCode (do inglês, Código de Resposta Rápida).

Anterior Aposentado tem cartão furtado e saques indevidos em sua conta
Next Morre no Rio, aos 78 anos, o ator Paulo Silvino

Você pode gostar também

Policial

Mulher é vítima de ofensas e ameaça

Moradora na Avenida Coronel Manoel Martins, bairro Nogueira, a vítima J.H.S., 36 anos, esteve no Plantão Policial noticiando que ela foi amasiada com o filho da autora V.P., e após

Policial

Apreensão de documento falso

No Plantão Policial estiveram os Policiais Militares Rodoviários, cabos Alves e Henrique, noticiando que eles realizavam patrulhamento de rotina PELA Rodovia Brigadeiro Faria Lima, quando avistaram um caminhão Mercedes Benz,

Primeira Página

Estado anuncia concurso para 2,4 mil vagas

governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 2.421 policiais militares. A medida faze parte de um pacote de medidas anunciado pelo tucano voltado

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta