17 de agosto de 2017 0 191 Visualizações

Contran antecipa implementação da CNH eletrônica

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu antecipar a implantação, pelos estados, da nova Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Por meio de uma pequena alteração no texto legal em vigor desde julho deste ano, o conselho responsável por regulamentar as normas de trânsito estabeleceu que os órgãos estaduais devem implantar o novo sistema até 1º de fevereiro.

Pela Resolução 684, de 25 de julho, os órgãos e entidades de trânsito dos estados e do Distrito Federal deveriam estar aptos a fornecer e fiscalizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica a partir de 1º de fevereiro de 2018. Já a Resolução 687, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16), estabelece que os estados devem estar aptos a fazê-lo até 1º de fevereiro de 2018.

Segundo a assessoria do Ministério das Cidades, pasta responsável por coordenar o Sistema Nacional de Trânsito, a antecipação foi aprovada em virtude da conclusão do aplicativo para aparelhos do tipo smartphone. Com a mudança, os departamentos de Trânsito (Detrans) podem começar a testar a emissão do documento digital – que será opcional, uma vez que a habilitação impressa continuará a ser emitida.

O aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio de seus próprios telefones celulares. O documento digital terá a mesma validade da habilitação física, que continuará sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de trânsito estaduais.

Os agentes de trânsito poderão checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que fará a leitura do QRCode (do inglês, Código de Resposta Rápida).

Anterior Aposentado tem cartão furtado e saques indevidos em sua conta
Next Morre no Rio, aos 78 anos, o ator Paulo Silvino

Você pode gostar também

Primeira Página

Homem é vítima do golpe do falso parente e perde R$1.500.00

Um homem de 44 anos, morador na Rua Chade Rezek, bairro Zequinha Amêndola, teve um prejuízo de R$1.500.00 ao ser vítima do golpe do falso parente. Informou o homem que

Primeira Página

BARRETOS: Terá 3 dias de Carnaval de Rua

E para quem já estava chateado achando que Barretos não teria Carnaval pode ir se animando, Barretos terá Carnaval, sim! No entanto a comemoração deste ano não conta com a

Primeira Página

Falsa morte em Barretos é desmacarada

Está circulando nas Redes Sociais e no Watzzap fotos e um Vídeo onde dois indivíduos com um andaime se choca contra um fio de alta tensão são eletrocutados em frente