COLINA: Condenado por cobrança ilegal de pacientes do SUS, médico é preso e solto no mesmo dia
14 de dezembro de 2018 1279 Visualizações

COLINA: Condenado por cobrança ilegal de pacientes do SUS, médico é preso e solto no mesmo dia

Defesa alegou equívoco na decisão da Justiça que mandou prender urologista Mohamed Taha. Denúncias foram feitas por pacientes do Hospital José Venâncio, em 2015 e 2016.

Condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto pela cobrança de cirurgias de pacientes do SUS, o médico Mohamed Taha foi preso nesta quinta-feira (13), em Colina (SP). No entanto, a defesa alegou que houve um equívoco na decisão que mandou prendê-lo, recorreu à Justiça e o urologista foi solto menos de cinco horas depois.

O mandado de prisão foi expedido na quinta-feira (12) em atendimento a um acordão da 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A maioria dos desembargadores negou a absolvição pleiteada pela defesa.

Taha foi preso na casa dele nesta quinta-feira e a defesa recorreu. Os advogados alegaram que o prazo para apresentação de recursos ainda não começou a ser contado e que o acórdão condiciona a prisão ao seu esgotamento.

Segundo o advogado Marcelo Gaspar Gomes Raffaini, como a apelação foi julgada por maioria, e não por unanimidade, ainda cabe a interposição dos embargos de nulidade. A defesa alega que a competência para julgar o caso é da Justiça Federal, e não da Estadual.

Desta forma, a juíza Fernanda Martins Perpetuo de Lima Vazquez, da Justiça de Colina, acolheu a argumentação e mandou soltar o urologista.

Ainda segundo Raffaini, Taha foi condenado por cobrar uma taxa pelo uso de um aparelho particular de videolaparoscopia, e não por cirurgias feitas pelo SUS. Ele afirma que o pagamento foi consentido pelos pacientes.

Condenações
Em agosto de 2017, o urologista foi condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto e ao pagamento de multa. Segundo o Ministério Público, ele e o anestesista Glauco Carrara exigiram, entre 2015 e 2016, vantagem indevida em razão dos cargos que ocupavam no Hospital José Vênancio, em Colina.

Carrara foi condenado a três anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto, mas teve a pena convertida em prestação de serviços comunitários.

Segundo a acusação, o urologista e o anestesista do hospital cobraram de ao menos 10 pacientes por cirurgias realizadas pelo SUS. Uma idosa de 65 anos relatou ter sido submetida a um procedimento nos rins sem estar completamente anestesiada.

 

 

Fonte: G1

Anterior NATAL: Campanha Papai Noel dos Correios finaliza hoje
Next BARRETOS: Foragido da Justiça é preso por tráfico de drogas e outros dois são presos por porte ilegal de arma em fazenda

Você pode gostar também

Barretos

Polícia aborda homem com simulacro de arma

Os Policiais Militares, cabos Fermino e Roberta, apresentaram na delegacia o D.A.S., 43 anos e também um simulacro de arma de fogo, sendo informado que os policiais tomaram conhecimento de

Policial

REGIÃO: Suspeito de assalto morre após troca de tiros com a PM

Armado, jovem de 21 anos se escondeu em imóvel em construção e depois no banheiro de uma casa. PM diz que comparsa da vítima foi contido por populares e acabou

Barretos

BARRETOS: Ladrões furtam diversas joias em residência no Jardim Soares

No Distrito Policial esteve o G.C.L.M.M., 33 anos, morador na cidade de Socorro, interior de São Paulo, informando que sua mãe, senhora C.C.L.M., 58 anos, aposentada, reside no Jardim Soares,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta