CAMPANHA: Madrinha do ‘Outubro Rosa’, Fafá de Belém alerta mulheres sobre mamografia: ‘É chato, mas tem que fazer’
29 de setembro de 2019 1035 Visualizações

CAMPANHA: Madrinha do ‘Outubro Rosa’, Fafá de Belém alerta mulheres sobre mamografia: ‘É chato, mas tem que fazer’

Cantora encabeça campanha de prevenção feita pelo Hospital do Amor de Barretos, SP. Exame de imagem detecta o câncer em fase inicial. Chance de cura sobe para 95%, diz médica.

 

Referência no tratamento contra o câncer, o Hospital de Amor de Barretos (SP) lançou nesta semana a campanha ‘Outubro Rosa’, quando dedica o mês inteiro à prevenção do câncer de mama. Convidada para ser a madrinha da ação, a cantora Fafá de Belém destaca a importância dos exames que podem diagnosticar a doença no início, aumentando as chances de cura.

“Fazer mamografia é chato? É horrível. Mas tem que fazer. Você tem que fazer a prevenção, tem que olhar como funciona, tem que ir ao ginecologista”, afirma.

Fafá acredita que a missão de propagar a mensagem para alertar as mulheres é uma forma de retribuir o carinho dos fãs, mas também um compromisso que ela, como pessoa pública, tem com a sociedade.

“A prevenção é fundamental para você ter um sucesso na luta contra o câncer. Não tenham medo desse nome. Vão buscar tratamento, vão buscar fazer exames. É isso aí, querida, vamos em frente. A medicina cada vez evolui mais. Então, poder falar isso, empoderada pelo Hospital do Amor, é uma benção”, afirma

Medo atrapalha

Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, em 2018, o país registrou 59,7 mil novos casos de câncer de mama. O número representa 29% do total de mulheres diagnosticadas com algum tipo de câncer no Brasil.

No ano passado, só no hospital em Barretos foram feitas 235 mil mamografias. Ao todo, 1.235 mulheres receberam o diagnóstico da doença.

A radiologista Silvia Sabino explica que o medo da dor do exame e a insegurança do resultado fazem com que a mulher não realize a mamografia, o que prejudica a descoberta e, consequentemente, a cura da doença.

“Se sentir alguma coisa, deve realizar o exame. O importante é que, se ela está dentro da faixa etária para realizar o exame, que ela faça. É nessa população sem sintoma que a gente identifica o câncer ainda no começo e é quando eu tenho até 95% de chance de cura para essa mulher”, afirma.
 
A médica Silvia Balbino explica à Fafá de Belém como são feitas as mamografias no Hospital de Amor de Barretos, SP — Foto: Paulo Souza/EPTV
A médica Silvia Balbino explica à Fafá de Belém como são feitas as mamografias no Hospital de Amor de Barretos

O radiologista Marcio Saito afirma que a prevenção começa em hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada, não fumar e não beber.

Segundo ele, o exame por imagem é um aliado na luta contra o tempo porque é capaz de detectar o tumor quando ele ainda é menor que um centímetro. Nesta fase, por causa do tamanho, paciente e médico podem não localizá-lo em uma avaliação clínica.

 
FONTE: EPTV/G1
Anterior BARRETOS: Menor é apreendido com pedra de cocaína
Next BRINCADEIRA QUE DEU ERRADO: Homem entra em lanchonete 'fingindo assalto' e morre baleado por policial militar à paisana em Cosmópolis

Você pode gostar também

Social

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 06/02/2018

ATENÇÃO:  O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTH SHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS:

Policial

BARRETOS: Pedreiro é agredido com golpes de enxada em suas costas

A ocorrência foi apresentada pelos Policiais Militares, cabos Isaias e Bazan, os quais relataram que foram acionados a prestarem atendimento a uma ocorrência na Avenida Tamboré, ocasião em que foram

Barretos

REGIÃO: Mulher é espancada pelo marido em tentativa de reconciliação

Um motorista, de 37 anos, foi preso depois de espancar a esposa, na madrugada de quarta-feira (11), no Parque Estoril, em Rio Preto. A vítima falou que o casal tentava

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta