BRASIL: Museu de SP é acusado de pedofilia
30 de setembro de 2017 1733 Visualizações

BRASIL: Museu de SP é acusado de pedofilia

Nas redes sociais, grupos conservadores atacam Museu de Arte Moderna após divulgação de vídeo em que criança interage em performance com nudez
A performance do coreógrafo carioca Wagner Schwartz é uma leitura interpretativa da obra “Bicho”, de Lygia Clark

Em uma performance na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, na última terça-feira, o artista fluminense Wagner Schwartz se apresentou nu, no centro de um tablado. Em vídeo que circula nas redes sociais, sob fortes críticas, uma menina que aparenta ter cerca de quatro anos aparece interagindo com o homem, que estava deitado de barriga para cima, com a genitália à mostra.

Publicado por Márcio Patrocinio em Sexta, 29 de setembro de 2017

 

Duas semanas depois de o banco Santander determinar o fechamento da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, em meio a uma onda de críticas conservadoras, outra exposição artística se tornou alvo de protestos nas redes sociais. É a performance “La Bête”, apresentada pelo Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo na Mostra Panorama da Arte Brasileira.

A performance, realizada pelo coreógrafo carioca Wagner Schwartz, é, segundo o MAM, uma leitura interpretativa da obra “Bicho”, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida por proposições artísticas interativas. Um vídeo divulgado nas redes sociais que viralizou na noite de quinta-feira 28 mostra um trecho da performance, na qual uma mulher e uma criança interagem com Schwartz, que se encontra deitado e nu. A garota toca os pés e a canela do coreógrafo.

Em nota, o MAM afirmou que a mulher que acompanhava a garota é sua mãe. Ainda segundo o museu, a sala onde a performance ocorreu “estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística” e o trabalho “não tem conteúdo erótico”.

A resposta do museu foi dada após inúmeras manifestações de indignação com o vídeo, lideradas por setores conservadores, como o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e o Movimento Brasil Livre (MBL).

Em um vídeo divulgado no Facebook, Bolsonaro afirmou que, no vídeo, “uma criança é estimulada a tocar homem nu ’em nome da Cultura'”, e atacou os envolvidos na performance. “Só tenho uma coisa a dizer a esse tipo de gente: ‘canalhas, mil vezes canalhas'”. E emendou com uma aparente ameaça: “A hora de vocês está chegando” 

 

Anterior ARARAQUARA: marido arranca parte do dedo da mulher no dente!
Next SOCIAL: Acontece hoje feijoada Beneficente no Parque do Peão.

Você pode gostar também

Primeira Página

Furto de motocicleta no bairro Oriente

Por volta das 19:50h, o vendedor W.M.J., 52 anos, estacionou a sua motocicleta Honda CBX 250, Twister, ano 2008, vermelha, na Avenida Amador Alves de Queiroz, bairro Derby Oriente, deixando

Primeira Página

Contran antecipa implementação da CNH eletrônica

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu antecipar a implantação, pelos estados, da nova Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Por meio de uma pequena alteração no texto legal em

Primeira Página

EXTORSÃO SEGUIDA DE SUICÍDIO: Filha alega que idoso encontrado sem vida estava sendo vítima de extorsão feita por casal

Um caso de extorsão pode ter terminado em tragédia na cidade de Barretos, segundo o que foi relatado por uma mulher de 43 anos, filha de um idoso de 76

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta