BARRETOS: Tribunal suspende afastamento de 400 profissionais do Hospital de Amor
22 de abril de 2020 919 Visualizações

BARRETOS: Tribunal suspende afastamento de 400 profissionais do Hospital de Amor

Justiça havia determinado que funcionários considerados do grupo de risco para a Covid-19, segundo sindicato, deixassem o trabalho. Instituição parou atendimentos na segunda-feira (20)

 

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região suspendeu nesta terça-feira (21) o mandado de segurança que afastou 400 profissionais de saúde do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento contra o câncer, em Barretos (SP).

Com a decisão, a instituição informou que retomará os atendimentos, de forma gradativa, a partir de quinta-feira (23). A quimioterapia, a radioterapia, os exames e os demais procedimentos serão plenamente restabelecidos até segunda-feira (27), conforme informou a direção do hospital.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto e Região (Sindees), autor da ação, informou que vai recorrer da decisão.

Os atendimentos tinham sido suspensos na segunda-feira (20) após a Justiça do Trabalho acolher o pedido do Sindees pelo afastamento imediato de funcionários que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

Segundo a entidade, os trabalhadores nessa situação são gestantes e lactantes, pessoas acima de 60 anos, com comprovada ou presumida hipertensão, doentes renais, asmáticos, portadores de outras deficiências respiratórias ou doenças crônicas.

A ação foi movida após a morte do enfermeiro Edson Francisco da Silva, de 45 anos, diagnosticado com Covid-19.

Ainda de acordo com a decisão da Justiça favorável ao sindicato, ao afastar os profissionais, o Hospital de Amor deveria manter o pagamento integral dos salários.

Com problemas financeiros desde que os decretos estadual e municipal proibiram eventos com o objetivo de evitar aglomerações, o hospital informou que não tinha condições de manter as operações e cancelou os atendimentos.

A instituição recebe recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a maior parte das despesas é paga com doações, obtidas principalmente de leilões e festas realizados pelo país. A estimativa é de queda de R$ 11 milhões na arrecadação.

Só na segunda-feira (20), quando a liminar passou a valer, duas mil consultas deixaram de ser realizadas.

Ao analisar o recurso do Hospital de Amor, o desembargador Orlando Amâncio Taveira considerou que “o irrestrito e geral afastamento dos referidos profissionais pode resultar grave dano de difícil e incerta reparação, comprometendo o próprio funcionamento do estabelecimento e das atividades essenciais desenvolvidas em proveito da população”.

Segundo Taveira, muitos dos profissionais do grupo de risco são indispensáveis às unidades de tratamento, porque são altamente especializados e dotados de grande experiência prática adquirida por longos anos de estudo e de exercício da atividade.

Por fim, o desembargador obrigou a instituição a fornecer aos funcionários os equipamentos de proteção individual (EPIs) em conformidade com as notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a depender de cada função exercida no hospital.

FONTE: G1

Anterior BARRETOS: Câmeras flagram mulher sendo vítima de roubo no centro da cidade
Next BARRETOS: Operação da Polícia Militar apreende quatro menores, cocaína, crack, dinheiro e outros objetos

Você pode gostar também

Barretos

BARRETOS: Carro se choca contra poste de energia, gera danos em muro e condutor foge de local

Acionados pelo COPOM, os Policiais Militares, cabo Isaias e soldado Teles, foram até a Avenida Derby Clube para atendimento a um registro de acidente de trânsito onde um veículo, teria

Barretos

BARRETOS: Sem Habilitação, motorista foge após acidente no Nadir Kenan

Os Policiais Militares, cabos Hilton e Fabrícia, apresentaram na delegacia o autor E.A.M., 21 anos, a investigada L.A.M., mulher, 23 anos e a vítima P.C.M.P., mulher, 26 anos. De acordo

Policial

BARRETOS: Em liberdade assistida, menor é detido por tráfico de drogas

De posse das informações de que estaria ocorrendo o tráfico de drogas em uma residencia na Rua Madalena dos Santos Oliveira, bairro Dom Bosco, as Equipes do Comando Força Patrulha,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta