BARRETOS: Busto histórico está sendo restaurado pela Prefeitura
30 de setembro de 2020 420 Visualizações

BARRETOS: Busto histórico está sendo restaurado pela Prefeitura

Um marco da Praça Francisco Barreto até o final da década de 90, o busto “Marianne, símbolo da república francesa” carrega em si várias histórias, além da história que representa. A peça de arte, que quase virou entulho, está passando por processo de restauração, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, pois no final de novembro volta a ocupar um lugar de destaque na principal Praça da cidade, a Praça Francisco Barretos, que está sendo reformada e revitalizada.

O trabalho de restauração está sendo feito pelo artista Markus Moisés Rocha Moura. Após mais de 20 anos guardado no Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes, graças a interferência, em 1998, da historiadora Elizete Tedesco, que “salvou” a peça de ir para o lixo numa das reformas da Praça, o busto “Marianne” será reinstalado no local em que viveu seus dias de glória.

A historiadora barretense Elisete Tedesco conta que o busto foi inaugurado na Praça Francisco Barreto em 7 de setembro de 1922, em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, primeiramente bem ao lado da Catedral e ao longo dos anos chegou a mudar de lugar algumas vezes. “O busto foi confundido pelos barretenses da época, em 1922, com a princesa Isabel. Ele foi inaugurado em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, depois da realização de missa campal no Largo da matriz, onde está localizada a catedral do Divino Espírito Santo, à direita da igreja. Sempre tive muito apreço pelo busto e o sentimento de obrigação em protegê-lo. Fico muito feliz com a restauração”, conta Tedesco.

Para o secretário municipal de cultura, João Batista Chicalé, a reforma do busto é um investimento necessário, pois, para ele “precisamos nos esforçar para resguardar a história e a cultura de Barretos, por meio de obras históricas e de patrimônios materiais”, fala.

Segundo o secretário, o pedido do prefeito Guilherme Ávila é de que o busto seja restaurado para ficar idêntico à sua aparência original. Como mostra a imagem feita pelo fotógrafo Cornélio Júnior, em 1994.

Anterior Prouni: período de inscrições para bolsas remanescentes termina nesta quarta, 30 de setembro
Next BARRETOS: Pedreiro é vítima de estelionato ao efetuar pagamento de parcelas de veículo

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Estudante é preso traficando cocaína e “Lóló” em evento no Parque do peão

Os seguranças L.P.V.O., 32 anos e S.B.F.J., 26 anos, apresentaram preso no plantão policial o estudante L.C.C., 24 anos, morador na cidade de Ribeirão Preto. Em relato os seguranças informaram

Últimas Notícias

BARRETOS: Vizinho de Lava jato registra queixa por perturbação

Morador na Avenida 37, o senhor E.L.M., 45 anos, foi até a delegacia e noticiou que é vizinho de um Lava jato, porém no local está ocorrendo grande perturbação a

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 07/06/2019

ATENÇÃO: O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTHSHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS: DAS

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta