AUMENTO: Conta de luz de outubro terá bandeira vermelha, com cobrança extra mais alta
30 de setembro de 2017 1340 Visualizações

AUMENTO: Conta de luz de outubro terá bandeira vermelha, com cobrança extra mais alta

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (29) que a bandeira tarifária das contas de luz em outubro será a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Segundo o diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino, a decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”.  Apesar do alerta, Rufino disse que não há risco para o abastecimento de eletricidade.

Desde que a bandeira vermelha passou a ter dois patamares, 1 e 2, em janeiro de 2016, esta é a primeira vez que o nível mais alto é acionado. A tarifa extra mais alta se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas.

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, havia decidido não acionar as usinas termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.

Na reunião, o CMSE também decidiu retomar a operação de três usinas termelétricas que estão paradas. Segundo o comitê, as usinas de Araucária, Cuiabá e Termonorte II “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

Economia de energia

Além disso, a Aneel também realizará uma campanha de conscientização do uso da energia elétrica. Entre as recomendações que a agência fará, estão a de usar a temperatura morna do chuveiro e tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; diminuir ao máximo a utilização de ar-condicionado e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com o equipamento; não colocar alimentos quentes e deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário; e utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas, além de apagar a luz ao sair de um cômodo.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/

Anterior NOTICIAS POLICIAIS: Homem tenta atear fogo em imóvel pela segunda vez no bairro Los Angeles
Next EDUCAÇÃO: Veja 5 distúrbios que podem prejudicar crianças na escola

Você pode gostar também

Bebedouro

Incêndio acontecendo agora na Citrosuco de Bebedouro

Neste momento acontece um incêndio nas dependências da Citrosuco em Bebedouro. Ainda não tivemos informação se foi criminoso ou acidental.  Nossa equipe de jornalismo esta na busca de maiores detalhes,

Primeira Página

LUTO: Barretense morre após colidir contra cavalo e ser atropelado por caminhão

Acidente aconteceu na noite de terça (30), na Rodovia SP-215; João Antônio Lopes morreu durante a madrugada João Antônio Lopes de 40 anos morreu no início da madrugada desta quarta-feira

Primeira Página

POLICIAL: Idoso diz ter sido furtado dentro de sua residência

Morador na Avenida Roberto Rios, bairro Jockey Clube, o senhor C.G.R., 75 anos, esteve no Plantão Policial noticiando que no ultimo dia 10 de outubro ele ofereceu abrigo em sua

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta