AUMENTO: Conta de luz de outubro terá bandeira vermelha, com cobrança extra mais alta
30 de setembro de 2017 971 Visualizações

AUMENTO: Conta de luz de outubro terá bandeira vermelha, com cobrança extra mais alta

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (29) que a bandeira tarifária das contas de luz em outubro será a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Segundo o diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino, a decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”.  Apesar do alerta, Rufino disse que não há risco para o abastecimento de eletricidade.

Desde que a bandeira vermelha passou a ter dois patamares, 1 e 2, em janeiro de 2016, esta é a primeira vez que o nível mais alto é acionado. A tarifa extra mais alta se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas.

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, havia decidido não acionar as usinas termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.

Na reunião, o CMSE também decidiu retomar a operação de três usinas termelétricas que estão paradas. Segundo o comitê, as usinas de Araucária, Cuiabá e Termonorte II “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

Economia de energia

Além disso, a Aneel também realizará uma campanha de conscientização do uso da energia elétrica. Entre as recomendações que a agência fará, estão a de usar a temperatura morna do chuveiro e tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; diminuir ao máximo a utilização de ar-condicionado e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com o equipamento; não colocar alimentos quentes e deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário; e utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas, além de apagar a luz ao sair de um cômodo.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/

Anterior NOTICIAS POLICIAIS: Homem tenta atear fogo em imóvel pela segunda vez no bairro Los Angeles
Next EDUCAÇÃO: Veja 5 distúrbios que podem prejudicar crianças na escola

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/4/97/12/agazetadebarretos/public_html/wp-content/themes/trendyblog-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Você pode gostar também

Primeira Página

REGIÃO: Casal de idosos é flagrado nu pelas ruas

Apesar de não ficarem feridos, os idosos foram fotografados e filmados por populares da pequena cidade de pouco mais de 3.500 habitantes   Um casal de idosos foi flagrado nu

Primeira Página

Mulher é agredida, ameaçada e roubada no centro da cidade

No Plantão Policial esteve a senhora D.M., 55 anos, informando que ela caminhava pela Avenida 13entre as Ruas 22 e 24, quando foi abordada por um casal e em determinado

Primeira Página

MORTES EM BARRETOS (07/11/2017)

NOME DIA IDADE SEXO CEMITÉRIO MARIA CAROLINA SILVERIO PEREIRA 04/nov 78 FEMININO J. OLIVEIRAS MARIA PENHA CARDOSO 04/nov 88 FEMININO MUNICIPAL JOSÉ CARLOS ROCHA 04/nov 71 MASCULINO MUNICIPAL BOADINA DE

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta